Título: Ex-ministra lança programa focado em verbas federais
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 16/08/2008, O País, p. 10

Candidata promete ampliação do Metrô

SÃO PAULO. Sem a presença de representantes do governo Lula, a ex-ministra do Turismo Marta Suplicy (PT) lançou ontem seu programa de governo, focado principalmente em verbas federais, embora o mandato do presidente petista se encerre em 2010. Uma das principais promessas é a ampliação do Metrô, que inclui uma proposta de parceria com seu antigo adversário tucano, o governador José Serra. O programa também prevê vários programas sociais e estruturais com verbas do BNDES e da União.

- Não temo (prometer ações com verbas geridas por um governante que ainda não foi eleito). Não temo nada porque existe a responsabilidade do futuro governante. A questão da mobilidade em São Paulo é essencial, e nenhum governante faria uma irresponsabilidade dessas - reagiu Marta, ao ser perguntada sobre o fato.

Outro destaque do programa de Marta é a isenção de ISS (Imposto Sobre Serviços) para todos os profissionais liberais de São Paulo. Apelidada de "Martaxa" em sua atuação como prefeita da capital, na gestão anterior, a candidata tem se desdobrado para prometer que não aumentará nem criará impostos.

- Vamos diminuir a forte carga que incide sobre alguns profissionais, como advogados, arquitetos, engenheiros e outros profissionais liberais- prometeu.

O principal adversário da ex-ministra, Geraldo Alckmin (PSDB), tem afirmado que a petista se esquece de que o governo federal tem falado em aumentar impostos, com a proposta de criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), a nova CPMF.