Título: Marta sobe, Alckmin cai, e Maluf passa Kassab
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 16/08/2008, O País, p. 10

Em SP, segundo o Ibope, petista sobe sete pontos e tem hoje 41%, enquanto tucano perde cinco e fica com 26%

Soraya Aggege

SÃO PAULO. Na disputa paulistana, a petista Marta Suplicy (PT) cresceu sete pontos percentuais e chegou a 41% das intenções de voto, contra 26% do segundo colocado, Geraldo Alckmin (PSDB), segundo pesquisa Ibope. Alckmin caiu cinco pontos em relação ao levantamento anterior, divulgado em 19 de julho. Num hipotético segundo turno hoje, Marta teria 47%, contra 42% de Alckmin. É a primeira vez que ela supera o tucano em um eventual segundo turno.

Paulo Maluf (PP) manteve o índice de 9% dos votos, como no levantamento anterior, e está em empate técnico com o atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM), que oscilou negativamente de 10% para 8%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Soninha (PPS) manteve a margem de 2%, enquanto Ivan Valente (PSOL) saiu de zero para 1%. Anaí Caproni (PCO), Ciro Moura (PTC), Edmilson Costa (PCB) e Levy Fidelix (PRTB) não atingiram 1%. Renato Reichmann (PMN) não foi citado. Votos em branco ou nulos somam 7%, e os indecisos, 5%.

Foram ouvidos 805 eleitores em São Paulo, entre terça e quinta-feira passadas. A pesquisa Ibope foi contratada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo" e foi registrada sob o número 01700108-SPPE, na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo.

Tucano estranha e diz que manterá estratégia

Alckmin tem feito campanha sem o governador José Serra (PSDB), que defendia o apoio a Kassab. A queda nas pesquisas o surpreendeu. Mesmo assim, a coordenação de sua campanha decidiu não fazer mudanças, pois avalia que não ocorreu fato que justifique a queda nas intenções de voto.

- Esse resultado não é o que estamos sentindo nas ruas. E não ocorreu fato que justifique essa mudança. O que temos visto é uma recepção muito grande nos eleitores. Não vamos mudar nada - disse o deputado Edson Aparecido (PSDB-SP), coordenador da campanha.

A coordenação de campanha de Marta atacou o adversário.

- O crescimento nas pesquisas é reflexo do fato de ela estar indo para a rua, para os bairros, junto com os candidatos a vereador, mostrando uma campanha preocupada com propostas de governo. A população quer alguém que aponte para soluções para o futuro. Isso explica por que Alckmin está caindo: ele não tem propostas de governo - disse o coordenador da campanha petista, José Américo, vereador do PT em São Paulo.

O petista afirma que a desunião do PSDB e o racha com o DEM, seu antigo aliado, teriam prejudicado o tucano:

- O partido dele está desunido, parte apóia o prefeito Kassab. Kassab tem se esforçado para polarizar com Marta e isso enfraquece mais Alckmin - disse José Américo.

Marta evitou provocações e preferiu agradecer:

- Fico agradecida pela manifestação de apoio e carinho. Vamos continuar apresentando as nossas propostas.