Título: Embaixada: controle evitaria exigência de visto
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 16/08/2008, O País, p. 12

Oficiais já estão presentes em 30 países

BRASÍLIA. A Embaixada do Reino Unido confirmou ontem que propôs ao governo brasileiro e a outros dez países a implantação de um sistema de controle de migração para seu país. A idéia, em negociação com autoridades brasileiras, prevê a presença de um oficial britânico no aeroporto do país de origem. No caso do Brasil, seria em Guarulhos. Os britânicos sugeriram a medida para evitar que, a partir de 2009, sejam exigidos vistos de entrada a brasileiros.

A proposta já provoca impasse com o governo brasileiro. O Brasil não concorda em ter um oficial britânico na saída dos vôos, fazendo o controle prévio de quem vai para o Reino Unido. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o que pode haver é a cooperação, a exemplo do que foi feito com a Espanha, quando policiais espanhóis ganharam treinamento no Brasil e vice-versa.

Em nota, a embaixada britânica afirma que não pretende tomar medidas para restringir o ingresso de brasileiros no país até o início de 2009. Mas confirma que as autoridades britânicas têm considerado a possibilidade de adoção de vistos para 11 países: Brasil, Bolívia, Botswana, Lesoto, Malásia, Ilhas Maurício, Namíbia, África do Sul, Suazilândia, Trinidad e Tobago e Venezuela.

Na nota, a embaixada informa que o governo britânico trabalhará em conjunto com estes países nos próximos seis meses. O objetivo é avaliar as medidas cabíveis "para reduzir os riscos potenciais oferecidos pelos nacionais desses países ao Reino Unido". Entre essas medidas estaria o envio de um oficial britânico para o país em questão.

"Tais oficiais estão presentes, atualmente, em cerca de 30 países. Eles desempenham um papel de consultoria, oferecendo treinamento (na área de detecção de fraudes, por exemplo) para companhias aéreas e autoridades nacionais de imigração. Eles não têm nenhum tipo de autoridade executiva", diz a nota.

Restrições à imigração na Europa se tornaram cada vez mais presentes nos últimos meses. Além das limitações de países como Espanha e Irlanda, também os britânicos ameaçam o Brasil, incluído entre as 11 nações que têm problemas de controle de ingresso irregular de pessoas em território europeu. Medidas aprovadas recentemente pelo Parlamento Europeu já foram motivos de protestos do governo brasileiro.