Título: Candidatos a prefeito apresentam em debate idéias parecidas para o rio
Autor: Vasconcellos, Fábio ; Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 19/08/2008, O País, p. 4

Segurança, saúde e transportes foram os principais temas do encontroSe depender das propostas de sete candidatos a prefeito do Rio para escolher em quem votar no dia 5 de outubro, os eleitores terão dificuldades para tomar decisão. No debate promovido pela Fecomércio ontem, a maioria apresentou idéias semelhantes para resolver problemas da cidade. Ao final, admitiram que a história pessoal de cada um é o que poderá fazer alguma diferença. Novamente, a segurança foi o tema predominante, seguido de saúde e transportes. Marcelo Crivella (PRB) e Solange Amaral (DEM) não compareceram. O senador tinha uma entrevista na rádio CBN, e Solange alegou problemas de agenda.

Em quatro situações, Eduardo Paes (PMDB) concordou com propostas apresentadas por Fernando Gabeira (PV). Os dois conversaram várias vezes durante o encontro. Já Jandira Feghali (PCdoB) e Alessandro Molon (PT) elogiaram políticas do governo Lula. Paulo Ramos (PDT) e Chico Alencar (PSOL) criticaram a corrupção. Eduardo Serra (PCB) defendeu a estatização das linhas de ônibus.

Na área da segurança, os candidatos defenderam parcerias com os governos federal e estadual. Gabeira foi aplaudido no fim do encontro quando afirmou que a prefeitura vai assumir sua responsabilidade na segurança:

¿ Superada a violência, temos condições de colocar a cidade no lugar que ela merece.

Para a saúde, os candidatos disseram que o Programa Saúde da Família (PSF) será ampliado e que haverá combate ao mosquito da dengue. Na área de transportes, o bilhete único, a expansão do metrô, e a licitação das linhas de ônibus foram repetidos à exaustão.

Paes afirmou que a convergência das idéias dos candidatos é positiva. Ele e Jandira saíram do encontro ressaltando que a saúde é a prioridade.

¿ É um bom sinal (idéias semelhantes) e ao mesmo tempo mostra que é preciso votar em alguém que tenha capacidade de realizar ¿ disse Paes.

Para Jandira Feghali, há diferenças entre os concorrentes:

¿ Não acho que as idéias sejam idênticas. Numa sabatina você não elenca profundamente o que pensa de cada coisa. Mas aqui marcaram-se diferenças.

O candidato do PSOL, Chico Alencar, disse que houve um ponto divergente:

¿ Não ouvi falarem da participação popular na gestão. Parece que há um discurso que nos iguala, mas um governo controlado pela sociedade é um dos nossos diferenciais.

Alessandro Molon informou que pretende instalar o gabinete municipal integrado de segurança. Segundo ele, mesmo com propostas parecidas, nem todos podem realizar o que prometem:

¿ Aos eleitores vai caber escolher quais ou qual candidatura representa a capacidade de mudança. Isso não será feito sem capacidade de romper esquemas com liberdade.

Paulo Ramos viu nos candidatos a diferença entre o que chamou de ¿apadrinhamento¿:

¿ Ninguém quer assumir o patrocínio que tem.