Título: Luta contra o câncer
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 21/05/2009, Política, p. 10

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tornou pública a sua luta contra o câncer em 25 de abril, quando concedeu, ao lado da sua equipe médica, uma entrevista coletiva para anunciar que estava doente. Na ocasião, ela retirou um nódulo de 2,5 centímetros da axila esquerda. Na época, os médicos disseram que a ministra faria um tratamento preventivo por alguns meses e que as chances de cura são de, no mínimo, 90%.

De lá pra cá, Dilma já fez duas sessões de quimioterapia e só na segunda aplicação houve uma reação forte ao tratamento. Com a imunidade baixa por causa dos medicamentos e do excesso de trabalho, ela passou mal com fortes dores musculares nas pernas na segunda-feira passada, em Brasília, e foi internada, às pressas, no Sírio-Libanês, na terça de madrugada.

Os médicos que retiraram o nódulo de Dilma disseram que ele era o único foco da doença em seu organismo e que o tratamento a que ela se submete neste momento servirá para evitar o surgimento de novos nódulos. Para facilitar a administração dos medicamentos neste período, Dilma passou por uma cirurgia de implantação de um cateter embaixo do braço direito. (UC)