Título: Senador tenta culpar flanelinha
Autor: Duran, Sergio
Fonte: O Globo, 19/08/2008, O País, p. 5

Crivella diz que carro é guiado pelo motorista e que nunca recebeu multas

Um dia depois de flagrado estacionando irregularmente na Avenida Atlântica, o candidato a prefeito do Rio pelo PRB, Marcelo Crivella, admitiu o erro e pediu "desculpas ao povo do Rio de Janeiro". O senador justificou a infração por ter se confundido com o impedimento do trânsito, comum nos fins de semana na orla, e à indicação de um flanelinha, que o teria "iludido".

- Não encontrei estacionamento na praia porque havia uma faixa fechada para o trânsito. Um rapaz me indicou a vaga, onde havia carros parados. Ingenuamente, coloquei o carro ali. Achei que tivesse alguma permissão, algum tipo de acordo para que, no caso da pista fechada, pudesse, excepcionalmente naquele dia, as pessoas estacionarem. Pronto. Estacionei erradamente. Peço desculpas.

Sobre as multas e a falta de documento, o senador informou, por sua assessoria, que não recebeu multas ou qualquer notificação sobre irregularidades. Ele afirma ter comprado o carro em agosto, através de um financiamento, que ainda está sendo pago. Por isso, o registro do proprietário consta como Cia. de Arrendamento Mercantil Renault do Brasil, com endereço na região de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo.

O senador disse que o flagrante por estacionamento irregular - publicado pelo GLOBO - lhe custou um puxão de orelhas de sua mulher, Sylvia Jane, que o acompanhava no Nissan Sentra a um almoço.

- A minha esposa falou assim: "Está vendo? Você não deixa o motorista trabalhar no domingo. Se ele estivesse aqui não tinha acontecido este problema".

Depois de tantas críticas à cobertura da imprensa em sua campanha, o senador deu tratamento diferente ao episódio:

- Aplaudo a imprensa porque foi exatamente isso que eu precisava: que alguém me alertasse, e isso me prepara muito para o governo do Rio de Janeiro. A gente sabe que é vigiado de perto, mas eu garanto a vocês que vamos sim arrumar o Rio. O que estiver errado vou corrigir, inclusive em mim mesmo - declarou, citando o bordão de sua candidatura.

Crivella prometeu organizar os estacionamentos na cidade, deixando-os sob a guarda do Sindicato de Guardadores do Rio. O candidato disse que vai redirecionar parte dos recursos pagos com os estacionamentos para a distribuição de ingressos em espetáculos culturais para a população carente.