Título: Crivella dirige sem licença e sem documento
Autor: Duran, Sergio
Fonte: O Globo, 19/08/2008, O País, p. 5
Em 12 meses, foram dez multas, ou 49 pontos, o suficiente para suspender carteira do motorista responsável
Sergio Duran
Estacionar em local proibido não foi a única infração de trânsito cometida pelo candidato à prefeitura do Rio Marcelo Crivella (PRB). Registros do Sistema de Controle de Infrações de Trânsito, da Secretaria Municipal de Transportes do Rio, mostram que o Nissan Sentra do senador, placa de São Paulo DUH-0501, foi multado dez vezes nos últimos 12 meses. As multas somam 49 pontos, mais que o dobro de 20 pontos suficientes para provocar a suspensão da carteira de motorista por um ano.
O mau exemplo não pára por aí. A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo registra débito no licenciamento do veículo, o que impede Crivella de retirar o Certificado de Registro do Veículo (CRLV) - documento de porte obrigatório.
A falta do documento significa que o carro pode ser apreendido se parado pela polícia, além de receber nova multa de R$127,69. Segundo o Detran-SP, o veículo deveria ter sido licenciado em abril deste ano. Crivella registrou o carro em sua declaração de bens enviada ao Tribunal Regional Eleitoral, em dezembro do ano passado. Segundo ele, o carro costuma ser dirigido por um motorista, mas o próprio senador foi flagrado estacionando o carro sobre a calçada da Avenida Atlântica, em Copacabana, no domingo, como mostrou ontem O GLOBO.
Das dez multas, sete foram por excesso de velocidade, registradas por pardais. As infrações ocorreram na Barra da Tijuca - onde mora o senador -, na Linha Amarela, em Botafogo e em Campo Grande. Houve duas multas por retorno em local proibido e uma de avanço de sinal vermelho ou de parada obrigatória. A primeira multa, de 11 de agosto do ano passado, e a última, de 10 de maio deste ano, foram no mesmo local e pela mesma razão: excesso de velocidade na Linha Amarela. As dez multas somam R$1.106,67.
De acordo com o Detran-SP, as multas registradas pelos órgão de fiscalização do Rio são encaminhadas ao proprietário cadastrado; no caso de uma financiadora, a empresa repassa-as comprador do veículo. No site do Detran-SP, as multas constam como pagas.