Título: Todos pela educação
Autor: Johannpetter, Jorge Gerdau
Fonte: O Globo, 19/08/2008, Opinião, p. 7

Diante do importante papel do município para a melhoria da educação brasileira, o movimento Todos Pela Educação lança hoje, data em que começa a propaganda eleitoral, a campanha "No Ar, Todos Pela Educação - Eleições 2008". Iniciativa inédita no país, a campanha reúne os principais veículos de comunicação brasileiros, entre eles O GLOBO, em uma grande mobilização para colocar a educação em destaque nas eleições 2008.

Mas por que falar de educação nas eleições municipais? A resposta é simples: as novas prefeituras, que serão eleitas em outubro, são as grandes responsáveis pela base da educação brasileira. Cabe a elas ofertar educação infantil e ensino fundamental, garantindo a cada uma das nossas crianças não apenas o direito de ir à escola, mas principalmente o direito de aprender. E é preciso fazer com que o brasileiro lembre-se disso na hora de votar, avalie as propostas dos candidatos para a educação e acompanhe o cumprimento delas ao longo dos próximos quatro anos.

A melhor maneira de conscientizar o país sobre a importância da educação, e sobre o impacto do voto para a melhoria do ensino, é por meio da mídia. Temos a certeza de que, com a participação de todos os meios de comunicação, jornais, rádios, televisões, revistas e internet, é possível levar a mensagem da educação de qualidade a cada brasileiro, de norte a sul do país, e mostrar a toda a sociedade que melhorar a educação é possível, e que a hora é agora.

A campanha "No Ar, Todos Pela Educação - Eleições 2008" foi dividida em duas partes: comunicação de massa e mobilização editorial. A primeira consiste em produzir, em parceria com os veículos de comunicação, vinhetas, spots e anúncios sobre a importância da educação nas eleições municipais e sua relação com o aumento de renda e emprego, diminuição da violência, melhoria da saúde, entre outros. A segunda parte consiste em incluir a educação na cobertura das eleições 2008, fazendo com que o tema ganhe espaço no debate eleitoral, trazendo informações relevantes para o eleitor. Para isso, o movimento trabalhou em parceria com jornalistas, fornecendo um panorama de como está a educação brasileira e quais são as atribuições dos municípios.

Vale lembrar que o movimento Todos Pela Educação tem como principal bandeira a educação de qualidade e não apóia nenhum partido político e nenhum candidato. A atuação do movimento tem como único objetivo reunir os meios de comunicação de todo o país para colocar a educação em destaque, fazendo com que os candidatos e cada um dos brasileiros reconheçam a educação como meio para a construção de um país melhor, e façam dela uma das grandes prioridades na gestão dos municípios nos próximos anos.

Como é dito na assinatura da campanha, "Precisamos de todos pela educação. A educação muda um país".

JORGE GERDAU JOHANNPETER é presidente da assembléia do movimento Todos Pela Educação e do conselho de administração do grupo Gerdau.