Título: Governo pega carona no horário eleitoral
Autor: Camarotti, Gerson ; Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 19/08/2008, O País, p. 8

Além de Lula, dez ministros gravaram programas para candidatos aliados

Chico de Gois e Maria Lima

BRASÍLIA. As eleições são municipais, mas o governo federal vai aproveitar o horário eleitoral, que começa hoje na TV e no rádio, para se fazer presente na casa de milhões de eleitores em horário nobre. As participações do presidente Lula e de ministros têm três objetivos: pedir apoio aos candidatos aliados, divulgar as realizações do governo e dar início à pré-campanha presidencial de 2010.

Pelo menos dez ministros gravaram participação nos programas de candidatos de seus partidos ou daqueles que apóiam o presidente. O próprio Lula, que, publicamente, se mostrava refratário à idéia de engajamento partidário de seus ministros, aderiu e gravou domingo depoimento para o programa da candidata do PT à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy.

Dilma grava para PT em Porto Alegre e Curitiba

Além de dar uma força a Marta, Lula deverá participar também dos palanques dos petistas Luiz Marinho, em São Bernardo do Campo (SP), João Coser, em Vitória (ES), e Fátima Bezerra, em Natal (RN).

"Mãe" do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a ungida por Lula para se tornar a candidata do PT à sucessão presidencial, em 2010, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, também já fez vídeos para as campanhas dos aliados. Gravou participação para as petistas Maria do Rosário (Porto Alegre) e Gleisi Hoffmann (Curitiba), além de ajudar, com sua imagem, candidatos petistas em outras cidades. Nessas mensagens, Dilma fala do crescimento econômico do país e, claro, dos efeitos do PAC na vida da população. De quebra, treina para eventual campanha em 2010.

Outros sete ministros já passaram pelo estúdio contratado pelo PT nacional para gravar mensagens-padrão de apoio.