Título: Chico diz que não conterá favelas
Autor:
Fonte: O Globo, 19/08/2008, O País, p. 9
Exceção é área de risco ou de proteção ambiental, afirma o candidato
Bruno Villas Bôas
O candidato do PSOL a prefeito do Rio, Chico Alencar, disse ontem que não impedirá o surgimento de favelas na cidade, a menos que se encontre uma solução para o atual problema de déficit de moradias populares. Ele afirmou que, sem uma alternativa à favela, a população simplesmente precisará aceitar e se adaptar à realidade.
¿ Se (a favela) estiver em área de risco ou de proteção ambiental, é claro que vamos estudar a condição do terreno, de habitabilidade. Mas, ou se oferece uma alternativa concreta, efetiva, para os que precisam de um teto, ou então você tem que se adaptar àquela realidade ¿ disse Chico, na primeira entrevista ao ¿RJ-TV¿ da Rede Globo com os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa do Ibope, divulgada na última sexta-feira.
O candidato do PSOL afirmou que o déficit de moradias populares chega a cem mil unidades na cidade. Para ele, a solução seria a criação de um programa de habitação popular, aproveitando terrenos abandonados e mais de cinco mil imóveis ociosos no Centro.
Chico negou, no entanto, ser favorável à invasão de terrenos e prédios públicos, embora seu partido apóie o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
¿ O que nós defendemos é o movimento social e o clamor do povo pelos seus direitos elementares, incluindo a moradia ¿ acrescentou.
Ele afirmou ainda que pretende inaugurar, a cada ano, dez emergências 24 horas em postos de saúde do município. Para isso, reduzirá verbas destinadas ao gabinete do prefeito, que estaria atualmente em 9% do total arrecadado.
Chico Alencar é o quinto colocado na corrida pela prefeitura, com 4% das intenções de voto, segundo o Ibope. Hoje, o RJTV entrevistará o candidato Eduardo Paes (PMDB).