Título: STF abre investigação sobre senador
Autor:
Fonte: O Globo, 19/08/2008, O País, p. 11

Edison Lobão Filho é suspeito de falsidade ideológica e formação de quadrilha

BRASÍLIA. O ministro Carlos Alberto Menezes Direito, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou abertura de inquérito sobre o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA), suspeito de falsidade ideológica, uso de documento falso e formação de quadrilha na condução dos negócios da família, em São Luís. Segundo o Ministério Público Federal, o parlamentar seria sócio dos irmãos Marco Antônio e Marco Aurélio Costa em empresas de distribuição de bebidas, que teriam usado laranjas para facilitar um esquema de sonegação fiscal.

Direito também ordenou a quebra de sigilo bancário de Lobão Filho e dos irmãos Costa. O ministro ainda permitiu que a Polícia Federal ouça o depoimento do parlamentar e dos outros investigados. A abertura do inquérito e as demais providências foram tomadas a partir de pedido feito pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza.

Na petição ao STF, Antonio Fernando anexou depoimentos de testemunhas. Também enviou um relatório da Receita Federal com indícios de que "pessoas humildes e sem poder econômico" teriam sido iludidas a se responsabilizar pelo pagamento de impostos.

Esquema teria sonegado R$42 milhões

O inquérito sobre o senador no STF tem como origem investigação do Ministério Público do Maranhão e da Receita Federal sobre um esquema de sonegação fiscal de R$42 milhões envolvendo as empresas Itumar e Bemar Distribuidora, sediadas no Maranhão. Lobão Filho foi envolvido na investigação porque era dono da Bemar. Ele admitiu que o negócio foi feito em sociedade com pessoas indicadas por Marco Antônio, que seria um dos proprietários da Itumar Distribuidora. As duas funcionavam no mesmo endereço em Bacabal. O Ministério Público suspeita que Edinho seja sócio oculto da Itumar. Ele nega.

Edison Lobão Filho assumiu o mandato porque era suplente de seu pai, que virou ministro de Minas e Energia. Procurado ontem em seu gabinete, o senador não foi localizado.