Título: Pontos turísticos mal policiados
Autor: Costa, Célia; Merola, Ediane
Fonte: O Globo, 19/08/2008, Rio, p. 12

Maracanã estava sem patrulhamento e na Urca PM dormia

Isabela Bastos e Paula Autran

O seqüestro de três operários chineses e do conselheiro da embaixada do Vietnã no Brasil, Vu Thanh Namn, expôs o problema das falhas no policiamento em locais turísticos do Rio. Ontem, por exemplo, um dos dois PMs que estavam no único carro de polícia nas proximidades do Pão de Açúcar tirava uma soneca por volta das 14h30m. No entorno do estádio do Maracanã, a situação era pior: não havia um só policial no mesmo horário. Já em Copacabana havia vários PMs entre o calçadão e a areia. Mesmo assim, podiam ser vistas cabines da PM desocupadas, como a que fica em frente à Rua Figueiredo Magalhães, onde também havia um carro de polícia vazio estacionado.

Já nas imediações do Corcovado, o policiamento foi reforçado. Segundo policiais que faziam ronda na Estrada das Paineiras, além das três patrulhas que costumam ficar baseadas no acesso ao Cristo Redentor, no Mirante Dona Marta e na própria estrada, uma quarta guarnição de supervisão dava apoio ao patrulhamento. Mas tanto o policiamento normal como o reforço tinham hora marcada. Por volta do meio-dia, apenas um veículo, com dois homens, estava baseada na subida do Mirante Dona Marta. Foi aproximadamente nesse horário, no sábado, que estrangeiros foram atacados por 12 homens armados nas Paineiras.

O seqüestro aparentemente não mexeu na rotina do Corcovado, que ontem recebeu centenas de visitantes de diversos países. No Mirante Dona Marta, inúmeros turistas se revezavam fazendo fotos com o Cristo ou a vista do Rio ao fundo, não demostrando preocupação em circular pelo local. Segundo um guia de turismo que acompanhava um grupo de cinco chineses, os turistas nem mesmo sabiam o que havia ocorrido. Entre visitantes brasileiros, contudo, o assunto foi comentado.

De acordo com o diretor da empresa Trem do Corcovado, Sávio Neves, o seqüestro não reduziu a procura pelo Cristo. No domingo, de acordo com ele, cerca de 6.200 pessoas visitaram o ponto turístico, número considerado normal para um fim de semana de sol.

A PM informou que o patrulhamento na região das Paineiras é feito com três veículos e no acesso ao Mirante Dona Marta, com um. Em volta do Maracanã, duas unidades são encarregadas do policiamento: 6º BPM (Tijuca) e Grupo Especial de Policiamento. ¿Quanto ao policial que estaria, supostamente, dormindo, será preciso confirmar o fato para que haja atribuição de responsabilidade¿, disse a PM em nota.