Título: Maior número de aliados
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 21/05/2009, Política, p. 13

Agnelo Queiroz é hoje o nome que reúne mais aliados no PT. Embora não tenha conseguido o consenso, ele tem importantes defensores, como os quatro deputados distritais ¿ Chico Leite, Paulo Tadeu, Cabo Patrício e Érika Kokay ¿ além do presidente regional, Chico Vigilante, e de grande parte da Articulação, corrente que reúne os sindicalistas do partido. Agnelo conseguiu também a declaração de apoio da DS (Democracia Socialista), corrente que tem como principal estrela a ex-vice-governadora Arlete Sampaio, hoje secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O ex-deputado distrital Chico Floresta e o ex-presidente regional do PT Vilmar Lacerda ¿ com suas correntes ¿ também anunciaram preferência por Agnelo. Magela tem a seu lado a tendência Movimento PT, que mantém entre os representantes a ex-deputada distrital Lúcia Carvalho, que exerce o cargo de gerente regional da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). A corrente do ex-deputado federal Wasny de Roure, a Avança PT, ainda não declarou quem considera ser o melhor nome.

Escolha Os aliados de Agnelo representam maioria no diretório regional. Por isso, a escolha deverá ser sacramentada na próxima semana. Ele chegou a anunciar que não sairia da disputa para evitar o prolongamento do embate com Magela. O deputado federal, por sua vez, não assumiu a candidatura com a desistência do rival. Ele sabia que a renúncia de Agnelo não significaria uma adesão automática a seu nome. Vigilante afirma que a escolha do diretório será uma sinalização do PT para a população do Distrito Federal. ¿Precisamos começar a trabalhar. Não podemos ficar um ano discutindo quem é o melhor nome. Se houver necessidade, no próximo ano faremos as prévias, mas a sociedade do DF já saberá agora quem é o nosso candidato¿, explica Vigilante.

O presidente do PT chegou a anunciar que Agnelo tem o apoio de 90% do partido. Aliados de Magela, no entanto, avaliam que Vigilante está superestimando a força do aliado. Vários petistas que estão com Agnelo, no entanto, acreditam que a melhor saída para Magela seria voltar a conversar com o ex-ministro do Esporte para, juntos, encontrarem uma solução de consenso. Eles querem o apoio de Magela para a candidatura de Agnelo ao GDF. (AMC)