Título: Judith Brito assume presidência
Autor: Aggege, Soraya; Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 19/08/2008, Economia, p. 24

SÃO PAULO. A superintendente do grupo Folha, Judith Brito, tornou-se ontem a primeira mulher a assumir a presidência da ANJ. Ela sucede a Nelson Sirotsky, e sua principal missão é fortalecer a posição da ANJ em defesa da liberdade de imprensa. Segundo Judith, a sociedade democrática precisa de imprensa livre, e as empresas só podem exercer tal liberdade se forem financeiramente independentes:

¿ A sociedade não precisa de tutela, mas de informação ¿ disse, referindo-se à Lei de Imprensa.

Judith assume em um momento de expansão do mercado de jornais. Dados do IVC mostram que, no primeiro semestre, a circulação dos cem jornais filiados cresceu 8,1% sobre o mesmo período de 2007. A participação dos jornais no bolo publicitário subiu 15%, para 16,38%, atingindo R$3 bilhões.

Com Judith, tomaram posse dez vice-presidentes, como Sirotsky; Júlio César Mesquita, conselheiro de ¿O Estado de S.Paulo¿; e o vice-presidente das Organizações Globo João Roberto Marinho.

João Roberto entregou o título de sócio-honorário post mortem a Luciana, filha de Demócrito Dummar, fundador do jornal ¿O Povo¿, de Fortaleza, morto há quatro meses:

¿ Demócrito era um apaixonado por jornal. Sua morte deixou a certeza de que devemos ter firmeza nas propostas de responsabilidade social.