Título: Lula anuncia estatal em setembro
Autor: Paul, Gustavo; Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 21/08/2008, Economia, p. 23

Informação é de dirigentes partidários. Segundo presidente, não há decisão

Ilimar Franco e Isabela Martin*

BRASÍLIA, SÃO GONÇALO DO AMARANTE e QUIXADÁ (CE). Apesar de ter negado, ontem, que tenha decidido criar uma nova empresa para cuidar do petróleo da camada do pré-sal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ocupar uma cadeia nacional de rádio e televisão, no fim de setembro, para explicar à população o significado dessas reservas e anunciar a estatal que administrará os rendimentos da exploração. A informação é de dirigentes partidários que participaram da reunião do Conselho Político na terça-feira. Segundo eles, o pronunciamento será convocado tão logo a comissão interministerial que analisa o assunto conclua seus trabalhos.

A um grupo de dirigentes partidários, Lula explicou que, ao criar a estatal, não serão desrespeitados os contratos em vigor. As áreas já licitadas serão mantidas pela Petrobras e por seus sócios privados. Ontem, no entanto, em entrevista após inaugurar o primeiro terminal móvel de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) no mundo, no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE), o presidente afirmou que aguardará as propostas do conselho, que serão entregues em 19 de setembro:

- Não existe nova estatal. Mas uma discussão - afirmou, ao contrário do discurso da semana passada, em que se mostrou favorável à criação da nova estatal. - Nem favoreço nem desfavoreço (uma nova estatal). Estou aguardando as propostas.

Segundo Lula, após as propostas, será aberto um amplo debate.

- O Brasil não é da Petrobras, a Petrobras é que é do Brasil - disse Lula, em seu discurso. - A única coisa que eu disse do pré-sal é que, primeiro, é importante todo mundo ter clareza de que o petróleo, enquanto estiver embaixo da terra, é da União. Segundo, precisamos utilizar esse potencial extraordinário de petróleo que nós temos para resolver o problema crônico desse país. Ver se a gente acaba definitivamente com a pobreza e recupera o tempo perdido com a falta de investimento na educação.

Parte dos dólares obtidos com pré-sal ficará no exterior

Já aos líderes, Lula justificou a criação da estatal dizendo que 62% do capital da Petrobras são privados e, destes, 50% pertencem a americanos. O presidente pediu ao Conselho Político que fosse aprovada com urgência no Congresso a proposta do Fundo Soberano.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, que acompanhou Lula ao Ceará, disse apenas que, pelo potencial estimado das novas reservas, a Petrobras teria condições técnicas de explorá-las sozinha.

Lula disse que o governo está inclinado a adotar o modelo norueguês, criando uma empresa enxuta que será a dona das reservas do pré-sal e vai gerir a renda obtida com a exploração. Ficarão assegurados à Petrobras os nove megacampos descobertos.

Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que o governo irá adotar um modelo de exploração "brasileiro":

- Vamos escolher um modelo brasileiro. Não vamos copiar nenhum outro. Você aprende com as experiências de outros países, mas vamos fazer um modelo nosso, que atenda às nossas necessidades.

Lula se definiu ontem como um "abençoado por Deus". Segundo ele, o terminal, com capacidade de processar 7 milhões de m de gás por dia, vai reduzir a dependência da Bolívia.

Em Quixadá, onde inaugurou uma usina de biodiesel, Lula não fez referências à nova estatal:

- Jesus Cristo, passando pelo Brasil, deve ter parado perto das plataformas da Bacia de Campos e pensado: "Vou ajudar esses meninos um pouquinho. Vou jogar um pré-sal".

(*) Enviada especial (colaboraram Catarina Alencastro e Bernardo Mello Franco)

LULA APÓIA AUMENTAR CAPITAL DA PETROBRAS, na página 24