Título: Para presidente, uso da mamona não morreu
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 21/08/2008, Economia, p. 25

Pela especificação da ANP, produto entupiria motores e demandaria aditivo. Lula reconhece problemas no biodiesel

Bernardo Mello Franco

QUIXADÁ (CE). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ontem fazer do biodiesel uma tábua de salvação para o semi-árido nordestino. Ao inaugurar a segunda usina de biodiesel da Petrobras, em Quixadá, no Ceará, ele admitiu problemas na produção de biocombustíveis, mas reclamou das críticas e disse que a mamona não está descartada como matéria-prima do produto, como havia admitido a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Segundo as novas especificações da ANP para o biodiesel, o óleo de mamona, muito viscoso e com risco de entupir os bicos injetores dos motores, precisará de aditivos.

Bastante aplaudido por uma platéia lotada de sertanejos e militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Lula disse que o biodiesel vai dar impulso à agricultura familiar e tirar o sertão de três séculos de atraso:

- Queremos transformar esse programa numa tábua de salvação para uma parte empobrecida do país. É a grande oportunidade que nós temos de desenvolver uma parte deste país que há 300 anos é conhecida como a mais miserável, o semi-árido nordestino.

Lula demonstrou irritação com as críticas à produção de biocombustíveis. Ao defender o uso da mamona, acusou parte da imprensa de torcer contra a idéia, embora a própria ANP tenha considerado a oleaginosa inadequada:

- Esses dias, eu vi uma matéria dizendo que a mamona tinha fracassado no Brasil. Nem começamos ainda a dar uma dimensão industrial para o biodiesel através da mamona, porque tem muita pesquisa para melhorar a qualidade da semente. Mas aqueles que não acreditam no programa já começam a dizer que não vai dar certo.

Lula pede a sem-terra que fiscalizem uso de verbas

Lula admitiu que a produção de biodiesel enfrenta problemas. Mas pediu paciência e comparou o governo a uma mãe que, aos poucos, aprende a criar um filho:

- Nós tivemos problemas. Como o programa é novo, ele comporta todo e qualquer problema, porque nós estamos consertando. Isso é como uma criança. A mãe vai aprendendo a cuidar do filho em função das coisas que ele faz todo santo dia.

O presidente arrancou aplausos ao dizer que a soja, mais forte nas regiões Sul e Centro-Oeste, não pode ser usada como principal matéria-prima para o biodiesel, já que seu preço varia de acordo com os humores da Bolsa de Chicago. Diante de pequenos agricultores que usavam chapéus de palha e camisetas do MST e da Contag, Lula pediu apoio dos militantes para fiscalizar a aplicação de verbas públicas e corrigir possíveis erros na condução do programa:

- Se a gente consertar agora, pode ser um programa maravilhoso. Se a gente deixar ele andar errado, pode estar plantando um monstrengo.

A nova usina de biodiesel da Petrobras tem capacidade para produzir 57 milhões de litros por ano. A Petrobras investiu cerca de R$100 milhões no projeto. Uma terceira usina será inaugurada em Montes Claros (MG).