Título: Aécio contraria lei eleitoral e aparece ao lado de Lacerda e Pimentel na TV
Autor:
Fonte: O Globo, 21/08/2008, O País, p. 9

Em São Paulo, candidatos a prefeito usam e abusam de seus padrinhos

BELO HORIZONTE e SÃO PAULO. Contrariando a lei eleitoral, o governador Aécio Neves (PSDB) apareceu ontem no programa de TV do candidato do PSB a prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. Pela legislação, só podem participar dos programas os que não tiverem filiação partidária ou que pertencem a partidos coligados. O PSDB e o governador mineiro não integram oficialmente a aliança entre PSB e PT, que apóia Lacerda.

Aécio apareceu diversas vezes explicando por que apóia a candidatura de Márcio Lacerda. Ele também apareceu ao lado do prefeito Fernando Pimentel, do PT, numa espécie de dueto, com os dois se revezando nas palavras favoráveis ao candidato do PSB, que foi secretário do governo Aécio.

Em São Paulo, Lula pede votos para Marta

Em São Paulo, os padrinhos dos principais candidatos a prefeito também foram estrelas nos programas: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou apoio à ex-prefeita Marta Suplicy (PT), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso desejou boa sorte para o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). O governador José Serra, embora do PSDB, foi exaustivamente mostrado ao lado do prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM). Marta, em primeiro lugar nas pesquisas, disse que vai aumentar a presença do padrinho presidente em sua campanha.

- Tenho certeza de que a volta de Marta para a prefeitura é a melhor coisa que pode acontecer para São Paulo. Marta fez um excelente governo. Foi excelente ministra. É a mais preparada e com quem tenho mais afinidade. Juntos poderemos fazer muitas coisas pelos paulistanos, em especial pelos mais pobres. Marta significa uma nova atitude para São Paulo - disse Lula no programa de Marta.

No fim do programa de Alckmin, Fernando Henrique foi mostrado, em imagens gravadas no bar do centro de São Paulo onde os dois tomaram café na semana passada, para desejar "muito boa sorte ao Geraldo".

Kassab aparece ao lado de Serra no programa

Disputado por Alckmin e Kassab, Serra foi citado pelo menos cinco vezes no programa do candidato do DEM. Foram exibidas imagens de arquivo de Kassab, vice de Serra até março de 2006. Alckmin, por sua vez, lembrou que Serra dá continuidade ao governo que começou com Mário Covas, em 1994, do qual fez parte. O governador apareceu no programa da noite:

- Alckmin foi governador e obteve grande aprovação na sua gestão. Na última eleição foi candidato a presidente. Agora é candidato a prefeito de São Paulo. São exatamente a história do PSDB, o espírito do nosso partido, e as qualidades do seu candidato que me levam a apoiá-lo nesta eleição.