Título: Em Fortaleza, Luizianne briga pela imagem de Lula
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 25/08/2008, O País, p. 8
Prefeita vai à Justiça contra Patrícia Saboya para ter presidente com exclusividade na TV
Isabela Martin
FORTALEZA. A prefeita de Fortaleza e candidata à reeleição Luizianne Lins (PT) quer obter da Justiça o monopólio do uso, na campanha eleitoral, da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Cid Gomes (PSB). Ela entrou com uma ação para tentar impedir que a senadora Patrícia Saboya, candidata da coligação PDT/PSDB, use as imagens de Lula e Cid no horário eleitoral gratuito. Em 2004, a petista usou o mesmo recurso para impedir que o candidato Inácio Arruda (PCdoB), apoiado pela cúpula do seu partido, usasse a imagem de Lula em campanha. Na época, Luizianne saiu vitoriosa.
Os adversários disseram que ela recorre a "bengalas políticas". Alvo preferencial de críticas numa disputa acirrada para se manter entre os dois primeiros colocados, a prefeita respondeu que usar bengala não é nenhuma desdita.
- Primeiro, usar bengala não é nenhum tipo de problema. Segundo, não acho que duas grandes figuras políticas possam ser meras bengalas.
Pelas últimas pesquisas de opinião na capital, Luizianne disputa o segundo lugar com Patrícia Saboya, enquanto a liderança é do candidato do DEM, Moroni Torgan.
- Acho que Lula não tem que estar reforçando coligações que têm como maior apoiador o senador Tasso Jereissati, o maior inimigo do presidente - disse a prefeita.
No horário eleitoral gratuito, Patrícia Saboya tem centrado suas críticas na administração da petista.
Ontem, donos e funcionários de barracas de alimentos na Praia do Futuro, principal destino dos moradores de Fortaleza aos domingos, fizeram uma a manifestação contra a candidatura de Luizianne. Eles acusam a prefeita de planejar acabar com as barracas do local, desempregando milhares de pessoas. Para Luizianne, essa é uma estratégia para criar terror e desgastar sua candidatura.