Título: Família Sarney à margem da disputa em São Luís
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 25/08/2008, O País, p. 8
Senador e a filha Roseana não apóiam oficialmente candidato algum; tucano apoiado pelo atual governador está na frente
Adriana Vasconcelos
BRASÍLIA. Ainda traumatizada com a derrota sofrida em 2006, quando a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) perdeu a disputa pelo governo do Maranhão, a família Sarney optou por ter uma atuação discreta nas eleições municipais deste ano. Roseana e o pai, o ex-presidente José Sarney (PMDB-AC), até agora não apóiam oficialmente nenhum candidato em São Luís. A razão seria o medo de amargar novo fracasso. A justificativa oficial, porém, é outra: a de que quatro deputados federais ligados ao grupo político dos Sarney estão participando da disputa: Waldir Maranhão (PP), Pedro Fernandes (PTB), Raimundo Cutrim (DEM) e Gastão Vieira (PMDB). Soma-se a isso o fato de três deles aparecerem com menos de dois dígitos nas pesquisas de intenção de votos.
A falta de um posicionamento claro da família Sarney tem um efeito negativo na campanha de seus aliados, que se queixam de que os votos do eleitorado cativo do clã estariam migrando para candidatos de seus adversários. Como o tucano João Castelo, que tem o apoio declarado do governador do estado, o pedetista Jackson Lago, e lidera a disputa com 47% das intenções de votos, segundo a última pesquisa do Ibope. Em segundo lugar aparece Clodomir Paz, do PDT, que foi lançado pelo atual prefeito da capital, Tadeu Palácio, após vencer uma queda-de-braço com o governador.
- Não tem como a gente participar. São vários amigos nossos que estão disputando a prefeitura de São Luís - justifica o ex-presidente e senador José Sarney.
Ele se apressa em rebater insinuações de que a família tenha fechado nos bastidores um acordo com Jackson Lago, algoz de sua filha em 2006.
- Isso é impossível de acontecer - garante.
Por enquanto, apenas o deputado Zequinha Sarney (PV-MA) se posicionou e ficará fiel à aliança do PV com o PP:
- A família é muito grande. O senador Sarney e a Roseana podem não ter se posicionado, mas eu sim. Estou apoiando a coligação PP/PV, com Waldir Maranhão - diz.
Roseana, por sua vez, já anunciou que só pretende se posicionar no segundo turno em São Luís. Isso se houver segundo turno, já que o candidato do PSDB tem chances de definir a disputa já no primeiro turno.
A aposta de seus adversários é de que ele possa ter sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O tucano João Castelo enfrenta pelo menos duas ações de impugnação por não ter pago dívidas eleitorais.
Satisfeito com o desempenho do candidato do partido na capital maranhense, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), minimiza as ações contra ele.
- Não existe esse risco de impugnação - garante Guerra.
Só a saída de Castelo da disputa poderia provocar uma reviravolta na campanha em São Luís, já que os demais candidatos juntos estão somando, por enquanto, apenas 25% das intenções de votos dos eleitores da capital maranhense, ainda de acordo com a pesquisa do Ibope.