Título: Minc: Lula reconhece poder de ministério
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 20/08/2008, Economia, p. 22

Ministro vê acerto na decisão de exigir local para lixo atômico de Angra 3

Eliane Oliveira*

BRASÍLIA e NOVA YORK. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou ontem que a determinação do presidente Lula - feita na última segunda-feira em reunião com dez ministros de Estado - de que seja encontrada uma solução para o lixo nuclear de Angra 3 em 60 dias foi um reconhecimento de que seu ministério pode fazer exigências para a operação de usinas no país. A discussão se refere à decisão da Eletronuclear e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) de usar cápsulas de aço para armazenar os rejeitos.

Minc lembrou que sempre foi um crítico do programa nuclear brasileiro e, por isso, ao assumir a pasta, colocou uma série de exigências, como a construção de um depósito seguro para o lixo nuclear. Para Minc, houve grande avanço na reunião de segunda-feira, pois se bateu o martelo.

- A Cnen não reconhecia que poderíamos fazer exigências tão fortes em relação ao lixo atômico.

Petróleo sobe 1,47% com dólar fraco

Outro avanço, na opinião do ministro, foi o acerto para que, antes de 2013, haja uma solução intermediária e um local para o depósito do lixo atômico. Entre as alternativas está o encapsulamento de aço que, conforme a Cnen, duraria 500 anos.

- Não cabe a mim dizer como e onde está a solução. Posso concordar ou não com a saída apresentada e, com isso, decidir se libero ou não a licença de operação. Faço a exigência, mas não vou dizer como o lixo vai ser transportado.

Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgados ontem mostram que o Brasil fechou o primeiro semestre de 2008 com déficit médio de 97,9 mil barris por dia. É a primeira vez, desde a auto-suficiência, em 2005, que o Brasil fecha um semestre com saldo negativo.

Em Nova York, o preço do petróleo tipo leve americano subiu 1,47%, para US$114,53, em meio à recuperação do mercado de commodities, resultante da queda do dólar.

(*) Com agências internacionais