Título: Lula inaugura hoje no Ceará o 1º terminal de regaseificação do país
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 20/08/2008, Economia, p. 22

ENERGIA EM XEQUE: Injeção de GNL no gasoduto deve ocorrer em setembro

Segundo Petrobras, objetivo é complementar o gás oriundo da Bolívia

Isabela Martin

FORTALEZA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura hoje o primeiro terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) do país, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Além de assinar um protocolo de entendimento para uma refinaria no estado, Lula inaugura uma usina de biodiesel em Quixadá e um campus avançado da Universidade Federal do Ceará em Juazeiro do Norte.

O terminal de regaseificação, no Porto do Pecém, será operado pela Transpetro, empresa de logística da Petrobras. A primeira carga de GNL - 75 mil metros cúbicos - chegou no fim de julho, e ele deve ser injetado em 25 de setembro. O investimento total, que incluiu adaptação do píer e construção de um gasoduto de 22,5 quilômetros, foi de R$380 milhões.

Refinaria vai processar 300 mil barris por dia

Em novembro, a Petrobras pretende entregar o segundo terminal de regaseificação, na Baía de Guanabara. Segundo a diretora de Gás e Energia da estatal, Maria das Graças Foster, esses terminais serão um complemento para o gás produzido no Brasil e o oriundo da Bolívia - onde, há cerca de um ano, protestos levaram à suspensão do envio. Apesar de elogiar a Bolívia como parceira, ela disse não considerar o preço baixo.

- O gás mais caro é o que não existe - afirmou.

A refinaria no Ceará terá capacidade de processar 300 mil barris/dia. Já a usina de biodiesel de Quixadá será operada pela recém-criada Petrobrás Biocombustível. Seu presidente, Alan Kardec, disse que o Ceará foi escolhido por questões de mercado e logística e que parte da matéria-prima (soja, mamona e girassol) será produzida na região. A usina processará até 57 milhões de litros de biodiesel por ano.