Título: Lula estimula o uso de sua imagem na TV
Autor:
Fonte: O Globo, 20/08/2008, O País, p. 8

Presidente promete a Jô Moraes, do PCdoB, que não subirá no palanque do candidato de Aécio e Pimentel em BH

Chico de Gois e Gerson Camarotti

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura sua participação efetiva e pessoal nas campanhas eleitorais de aliados no dia 30, quando irá a São Paulo ajudar a candidata Marta Suplicy (PT) e, provavelmente, a São Bernardo do Campo, no mesmo fim de semana, para se engajar na campanha de Luiz Marinho (PT). Ontem, na reunião do conselho político, porém, Lula acalmou a candidata do PCdoB à prefeitura de Belo Horizonte, Jô Moraes, primeira colocada nas pesquisas, que enfrenta Márcio Lacerda (PSB), o candidato que conta com o apoio do governador Aécio Neves (PSDB) e do prefeito Fernando Pimentel (PT). Diferentemente do que havia prometido a Aécio, antes do início da campanha, Lula afirmou ontem que não irá mais a Belo Horizonte fazer campanha.

Na reunião de ontem do conselho político, foi a própria deputada Jô Moraes - que também está exercendo a função de líder do PCdoB na Câmara - que fez um apelo enfático a Lula:

- Presidente, já tem o Aécio no palanque, o prefeito e agora você. Eu não vou dar conta.

- Fique tranqüila. Eu não vou a Belo Horizonte fazer campanha - disse Lula, segundo relatos de presentes.

"Espero que todos possam usar as imagens e feitos"

De acordo com o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), Lula estimulou, na reunião com líderes e dirigentes dos partidos aliados, os candidatos governistas a usarem na campanha as obras e a imagem dele e do governo. Mas ressaltou que não fará campanha onde não há palanques consensuais entre os partidos da base parlamentar.

- Espero que todos vocês possam usar as imagens e os feitos do governo. Eu não posso viajar para fazer campanha onde há vários candidatos, porque todos são da base e não vou querer prejudicar ninguém (...) Mas todos têm o direito de usar minha imagem e a do governo. Eu tenho que retribuir o respeito que a base tem por mim.

Segundo os presentes, ao final do encontro, Jô Moraes fez questão de tirar fotos ao lado de Lula para usar na campanha eleitoral.

Ainda não está decidida qual atividade Lula fará ao lado de Marta, em São Paulo. O comando da campanha petista disse que está estudando a agenda, levando em consideração, por exemplo, questões de segurança ditadas pelo Palácio do Planalto.

Em São Bernardo, Luiz Marinho afirmou que a intenção é realizar um comício, o primeiro de sua campanha. Ele também quer que o presidente grave uma mensagem, que será transmitida para a população, pois não há horário de TV na cidade.

Dilma também vai prestigiar campanha de Marinho

A definição do dia em que Lula irá a São Bernardo acontecerá no início da semana que vem. A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, porém, já organizou sua agenda para prestigiar Marinho. Ela estará dia 2 de setembro na cidade para o lançamento do programa de governo do petista e falará sobre a conjuntura econômica e, sobretudo, sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).