Título: Devassa na aviação civil
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 21/05/2009, Brasil, p. 17

TCU inicia uma ampla auditoria para investigar segurança dos aeroportos e pontualidade dos voos. Análise contemplará os últimos 10 anos.

O Tribunal de Contas da União (TCU) começou esta semana uma auditoria para levantar os prejuízos e as causas de dois dos principais problemas na aviação civil brasileira: a segurança dos aeroportos e os atrasos nos voos nacionais. O TCU pretende fazer um levantamento do que ocorreu nos últimos 10 anos no setor, repletos de transtornos causados à população. A investigação será feita em documentos do Comando da Aeronáutica, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Também serão enviados auditores para checar in loco o cumprimento de horários em aeroportos de vários estados, uma técnica até então inédita dentro do tribunal.

¿Nas auditorias anteriores, centralizamos o trabalho só em uma questão: a atuação dos controladores de voos. Havia um motivo para isso, que era o transtorno vivido pelo setor aéreo até há pouco tempo¿, explica Horácio Saboia Vieira, diretor da Terceira Secretaria de Controle Externo do TCU. Ele e outros cinco técnicos deverão apresentar, em até dois meses, um levantamento completo sobre os problemas que vive o sistema. ¿Destacamos uma equipe maior para executar o trabalho, justamente para termos um panorama completo da situação¿, acrescenta. Os técnicos chegaram a fazer cursos sobre aviação somente para realizar esse trabalho.

Na área de segurança, os auditores vão investigar se os parâmetros usados no Brasil obedecem os regulamentos internacionais. Os técnicos vão checar todos os relatórios existentes no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre os incidentes ocorridos na última década, que incluem os dois maiores desastres da aviação civil nacional. Em setembro de 2006, um Boeing da Gol caiu em Mato Grosso depois de colidir com um jato Legacy, matando 154 pessoas. Em julho do ano seguinte, um Airbus da TAM perdeu o controle ao aterrissar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e chocou-se contra uma armazém da própria companhia, deixando 199 vítimas.

Planilhas Segundo Vieira, a auditoria pretende adotar práticas nunca usadas em outras investigações do setor aéreo, principalmente em relação aos atrasos de voos. ¿Precisamos descobrir por que os atrasos são frequentes e se os níveis são aceitáveis ou não. Depois, vamos sugerir medidas para que a demora não aconteça mais¿, explica o diretor. Para isso, o TCU vai checar todas as planilhas de pousos e decolagens da Infraero e do Comando da Aeronáutica e fazer um comparativo em todo o período analisado.

Os auditores pretendem realizar também suas próprias checagens. ¿Vamos colocar técnicos in loco nas duas pontas. Ou seja, um de onde o avião decola e outro onde ele vai pousar, para saber se saiu e chegou no horário certo¿, diz Vieira. O TCU estuda também a possibilidade de usar passageiros como informantes, uma medida nunca posta em prática. Eles seriam encarregados de registrar as ocorrências e repassá-las aos técnicos. O documento final de inspeção deve ser apresentado ao plenário do TCU nos próximos dois meses.