Título: CUT fará assembléia para criar nova entidade em substituição à Andes
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 20/08/2008, O País, p. 13

Sindicato dos docentes de ensino superior hoje é controlado por PSTU e PSOL

Ricardo Galhardo

SÃO PAULO. Professores universitários descontentes com a atuação do sindicato nacional da categoria, a Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes), marcaram para 6 de setembro assembléia na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O objetivo é se apoderar de parte da base da Andes, vinculada a partidos de oposição ao governo. A entidade se desfiliou da CUT em 2004 e hoje integra a Conlutas, dominada por PSTU e PSOL.

"O empenho sistemático do governo Lula, no sentido da cooptação e da domesticação dos movimentos sociais e dos sindicatos, visa garantir que os organismos construídos pela classe trabalhadora sejam imobilizados", diz nota da Andes. A realização da assembléia foi aprovada no VI Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes).

O Proifes e a CUT esperam se beneficiar de uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, de 2004, que suspende o registro da Andes no Ministério do Trabalho enquanto as ações movidas por 21 entidades contrárias à representação da Andes estejam em juízo.

O presidente da Andes, ligada ao PSTU, no entanto, vê motivação política no movimento.

- Somos o patinho feio dos sindicatos de servidores pois nos recusamos a aceitar as imposições do governo - disse José Vitório Zago, do PSTU.

Ele disse temer que o governo interfira em favor da CUT. O sindicato proposto pelo Proifes, calcula, teria cerca de 30 mil professores, o que significaria R$2 milhões em arrecadação do imposto sindical para o nova entidade. O estatuto da Andes proíbe o recebimento do imposto. A entidade vive das anuidades pagas por 70 mil associados. O Ministério do Trabalho informou, por meio da assessoria, que não tomou nenhuma atitude em relação à Andes. A CUT foi procurada ontem, por meio de sua assessoria, mas não respondeu.