Título: Ação da estatal cai 4% e derruba Bolsa
Autor:
Fonte: O Globo, 26/08/2008, Economia, p. 21

Setor financeiro nos EUA também prejudica. Volume foi baixo

As ações da Petrobras empurraram a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) para baixo ontem. Os papéis preferenciais (PN, sem direito a voto) caíram 4,19%, devido à possibilidade de o governo voltar atrás nas licitações das áreas da camada pré-sal.

Isso ajudou o Índice Bovespa (Ibovespa) a cair 2,46%, para 54.477 pontos, quase anulando a recuperação da semana passada. Nem mesmo a alta do petróleo segurou as ações da Petrobras. Os papéis da estatal têm peso de quase 17% no índice. Os da Vale caíram 2,54%.

O dólar teve nova alta, de 0,31%, para R$1,633. Em Nova York, o índice Dow Jones teve queda de 2,08% e o eletrônico Nasdaq, de 2,03%. O pessimismo do dia começou com o setor financeiro dos Estados Unidos: pela manhã, o mercado foi informado que o Columbian Bank & Trust, banco de Kansas, fechou as portas na sexta-feira, devido à crise do setor.

O dia no mercado brasileiro chamou atenção pelo baixo volume: R$2,582 bilhões, o mais baixo desde 3 de setembro de 2007, Dia do Trabalho nos Estados Unidos. Ontem, foi feriado em Londres. Para Fábio Cardoso, da consultoria Adinvest, volume baixo em um dia de queda forte significa que o movimento de venda não foi tão grande. (Felipe Frisch)