Título: Investigação sobre grupo de extermínio
Autor: Bottari, Elenilce
Fonte: O Globo, 22/08/2008, O País, p. 3

Julgamentos ocorrem sob tensão

A gota d"água para a instalação do detector de metais foi o julgamento do recurso do vereador de Carapebus Valdecy Alves da Silva. Ele deixou o PSC para se filiar ao PRB. Nas alegações finais de Valdecy, o advogado Luiz Paulo Viveiros de Castro juntou depoimentos de testemunhas para afirmar que membros do PSC pertenceriam ao grupo capitaneado pelo ex-prefeito e atual candidato à prefeitura Eduardo Cordeiro (PMDB). E afirmou:

"Acusados de serem mentores de um grupo de extermínio, o citado ex-prefeito e o filho do atual prefeito (Cordeiro e Anselmo Prata Vicente, filho do prefeito de Carapebus, Rubem Vicente) tornaram impossível a continuidade do requerido no partido, uma vez que não tinha como explicar aos eleitores a convivência com acusados de homicídios e outros crimes."

A defesa do PSC alegou que, se fossem tão perigosos, Valdecy não teria conseguido deixar o partido. Viveiros de Castro reagiu:

- Se eu não tivesse valentia, não estaria falando de frente para os julgadores, dando as costas para dois assassinos que estão na platéia - afirmou, referindo-se a Anselmo Vicente e outro homem que o acompanhava, acusados pelo homicídio de Matheus Jones.