Título: Educação tira notas baixas
Autor: Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 24/08/2008, O País, p. 8

Propostas para o ensino municipal são reprovadas por especialistas

Fábio Vasconcellos

Os oito principais candidatos a prefeito do Rio terão muito o que aprender para administrar uma rede municipal com 1.061 escolas e mais de 700 mil alunos. Na terceira edição do ¿Promessômetro¿, agora dedicado à educação, a proposta mais bem avaliada foi a de Jandira Feghali (PCdoB), e, mesmo assim, com nota média de 5,67. O ¿Promessômetro¿ tenta ajudar os leitores do GLOBO a avaliar as propostas dos candidatos com o auxílio de especialistas.

A coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio (UFRJ), Íris Rodrigues de Oliveira, considerou as propostas fracas:

¿ Os candidatos precisam de uma assessoria para educação infantil e ensino fundamental com professores que vivam a realidade do cotidiano escolar. Todos os textos têm as mesmas palavras-chave, e todos estão formulados de maneira superficial.

Para a consultora da Fundação Cesgranrio Terezinha Saraiva, ex-secretária de Educação e Cultura do Estado da Guanabara, as propostas não respondem à pergunta feita pelo jornal (Qual a prioridade na educação de forma a dar um salto de qualidade no ensino?).

¿ Considerei inconsistentes, de modo geral, as oito propostas apresentadas. Uma proposta para a área educacional tem que definir prioridades e diretrizes, traçar metas a curto, médio e longo prazos, tendo como foco a atribuição de um sistema municipal: a educação infantil e, prioritariamente, o ensino fundamental, este obrigatório pela Constituição.

Para Jorge Najjar, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), apesar de as propostas partirem de concepções diferentes sobre qualidade de ensino, muitas apresentam idéias recorrentes:

¿ Houve um certo consenso em torno de questões como a necessidade de melhores condições de trabalho para os profissionais da educação, melhoria em seus processos de formação e aumento da oferta de educação infantil.