Título: No Rio, Paes sobe, vai a 17% e embola disputa
Autor:
Fonte: O Globo, 24/08/2008, O País, p. 12

Segundo o Datafolha, Crivella caiu para 20% e ainda lidera; Jandira perdeu um ponto e tem hoje 15% dos votos

A terceira pesquisa Datafolha sobre a sucessão municipal no Rio - encomendada pela Rede Globo e pela "Folha de S.Paulo" - mostra uma luta hoje equilibrada entre os três primeiros colocados. Segundo o levantamento, o primeiro realizado pelo instituto após o início do programa eleitoral no rádio e na televisão, Marcelo Crivella (PRB) continua na liderança, com 20% das intenções de voto; no entanto, ele perdeu quatro pontos em relação à pesquisa anterior. Em tendência oposta, Eduardo Paes (PMDB) ganhou quatro pontos e agora está com 17%. Jandira Feghali (PCdoB) perdeu um ponto e aparece em terceiro, com 15%. Como a margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos, a disputa entre os três primeiros colocados está embolada.

Em simulações para o segundo turno, Crivella perderia para os dois adversários. Se a disputa fosse contra Jandira, ela derrotaria o candidato do PRB por 47% a 35%. Já Eduardo Paes ganharia de Crivella por 47% a 33%.

Crivella tem maior índice de rejeição: 37%

O Datafolha ouviu 928 eleitores de 16 anos ou mais na cidade, nos dias 21 e 22 agosto. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio com o número RPE 22/2008.

A corrida pela prefeitura também está equilibrada num segundo grupo de candidatos, embolados em posições intermediárias. Fernando Gabeira (PV) manteve o quarto lugar, com 8%, um ponto a mais que na pesquisa anterior, realizada nos dias 23 e 24 de julho. Solange Amaral (DEM), apoiada pelo prefeito Cesar Maia, cresceu dois pontos e agora aparece em 7%. Chico Alencar (PSOL) e Alessandro Molon (PT) surgem em seguida, empatados com 4% cada.

Paulo Ramos (PDT) tem hoje 1%. Vinicius Cordeiro (PTdoB), Eduardo Serra (PCB), Filipe Pereira (PSC) e Antonio Carlos (PCO) não pontuaram; 14% anulariam o voto ou votariam em branco; os indecisos são 9%.

Crivella tem o maior índice de rejeição: 37% não votariam nele de jeito algum. Depois, surgem Solange e Gabeira (22% cada), Molon (16%), Jandira, Chico e Paes (14% cada).