Título: Vivendo no capitalismo selvagem
Autor:
Fonte: O Globo, 24/08/2008, Rio, p. 18

Atividade extraclasse fortalece magistério, diz coordenadora

BRASÍLIA. O Ministério da Educação considera o piso salarial dos professores - R$950 mensais, a partir de 2010 - um passo importante para tornar o magistério mais atraente. Sancionada em julho pelo presidente Lula, a lei do piso vem sendo contestada por governadores e prefeitos. Eles negociam com o governo o fim da exigência de que um terço das horas de trabalho seja reservado para atividades extraclasse, como preparação de aulas e correção de provas.

Para a coordenadora-geral de Programas de Apoio à Formação e Capacitação dos Docentes, Helena de Freitas, é preciso valorizar o magistério, o que significa pagar melhores salários e dar boas condições de trabalho. Ela destaca a importância do tempo para as atividades extraclasse - o ponto contestado na lei:

- Junto com o piso, temos que olhar para a condição do trabalho docente, ou seja, fortalecer a política de jornada integral e dedicação exclusiva a uma escola pública, com tempo para o estudo, para planejamento e avaliação de seu trabalho.

www.oglobo.com.br/pais