Título: Parentes de Cesar serão exonerados
Autor: Vasconcelos, Adriana ; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 22/08/2008, O País, p. 13

Prefeito diz que aguarda parecer para demitir cinco integrantes da família

O prefeito Cesar Maia disse ontem que aguarda somente um parecer da Procuradoria Geral do Município sobre a súmula vinculante do STF para aplicá-la imediatamente. Com a decisão, cinco parentes do prefeito e da primeira-dama, Mariângeles Maia, em cargos de comissão terão que deixar a prefeitura.

Entre as que serão afastadas está a subsecretária de Eventos, Ana Maria Maia, que na prefeitura vinha coordenando a organização do réveillon. Os outros que terão que deixar seus cargos são Carmem Adela Ibarra Pizzarro, cunhada de Cesar e presidente da Fundação Planetário; Anita Carolina Levy Ibarra, sobrinha de Mariângeles e presidente da Rio-Zôo; Sebastian Ibarra, sobrinho de Mariângeles e assessor da Secretaria de Assistência Social; e Carlos André Xavier Bonel Júnior, sobrinho de Cesar e subsecretário de Assuntos Administrativos.

No Estado, a Alerj aprovou uma emenda constitucional em 2005 proibindo o nepotismo, mas somente para os novos contratados. Assim, quem ocupava cargos no Legislativo e no Executivo antes da medida permaneceu na função. Agora, porém, serão de ser demitidos.

Hoje, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) publica as primeiras exonerações. Entre elas estão o irmão do conselheiro Aluísio Gama e a irmã do conselheiro José Gomes Graciosa. Segundo funcionários do TCE, deverá haver ainda a demissão de parentes dos conselheiros Jonas Lopes, José Nader e Marco Antônio Alencar.

A Alerj e o governo do estado informaram que vão aguardar a orientação das suas respectivas procuradorias. Na Câmara Municipal, o vereador Nadinho de Rio das Pedras (DEM), que tem a mulher como chefe de gabinete, disse que vai exonerá-la. O vereador Carlo Caiado (DEM) tem como chefe de gabinete seu irmão, e adiantou que vai cumprir a decisão do STF. Com a filha Fabiana como chefe de gabinete, o vereador Argemiro Pimentel (PMDB) disse que já pediu a exoneração.