Título: Não vamos simplesmente vender óleo cru
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 27/08/2008, Economia, p. 27

GRAMADO (RS). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a recém-descoberta reserva de petróleo na camada do pré-sal é o impulso de que o país precisava para investir na construção de estaleiros, navios e sondas para perfuração de poços.

- Não vamos simplesmente vender o óleo cru. Temos que preparar o país para vender produtos de valor agregado. Vamos construir refinarias e produzir gasolina e óleo diesel premium para exportar para Europa e Estados Unidos - afirmou Lula ontem em Gramado, durante o 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Lula não especificou o investimento necessário para tanto. Mas somente para perfuração em alto mar, afirmou, seria necessário construir 38 sondas, ao custo de US$700 milhões cada. O presidente disse que o pré-sal representa um novo momento na independência do Brasil:

- Não sei quantos barris de petróleo há no pré-sal, a sete mil pés de profundidade. Mas é muito mais do que as todas as reservas do país.

Lula também disse que deverá ser aberta outra frente de trabalho - sem especificar qual - no Estaleiro de Rio Grande, para ocupar a mão-de-obra hoje envolvida na construção da plataforma P-53:

- Não podemos fazer uma festa para entregar essa plataforma e deixar milhares de desempregados. (Marcelo Barbosa, especial para O GLOBO)