Título: A volta do imperador romano
Autor:
Fonte: O Globo, 27/08/2008, Ciência, p. 39

Estátua monumental de Marco Aurélio é descoberta na Turquia

Arqueólogos descobriram na Turquia partes de uma estátua de 4,5 metros do imperador romano Marco Aurélio. Os especialistas encontraram a cabeça, o braço direito e partes inferiores das pernas da estátua num sítio arqueológico na antiga cidade de Sagalassos, atual Aglasun, no sudoeste do país.

No mesmo local a equipe liderada pelo arqueólogo Marc Waelkens, da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, encontrou, há pouco mais de duas semanas, a cabeça de uma estátua da imperatriz Faustina, a Velha, mulher de Antoninus Pius. Em 2007, os arqueólogos já haviam achado em Sagalassos uma estátua gigante do imperador Adriano. Todas as estátuas impressionam pelo tamanho e pela riqueza de detalhes.

Os pesquisadores dizem que o local onde as estátuas estavam reunidas era provavelmente um frigidário, uma sala enorme com uma piscina de água fria, onde romanos se banhavam após mergulhar nas termas.

O sítio arqueológico faz parte de um complexo de termas romanas que está sendo cuidadosamente escavado há 12 anos. O local teria sido atingido por um terremoto entre os anos 540 e 620, destruindo muitas estátuas monumentais.

Segundo Waelkens, a peça é uma das reproduções mais fiéis do imperador, que reinou entre os anos 161 a 180, quando morreu. Marco Aurélio é lembrado por seus textos e já chegou a ser considerado mais como um filósofo ¿ da linha do estoicismo ¿ do que um guerreiro.

Mas apesar de sua paixão por filosofia, ele passou boa parte de seu reinado lutando contra tribos germânicas ao longo do Danúbio, na Áustria, onde morreu em 180.

Em 2000, o ator Richard Harris fez o papel de Marco Aurélio no filme ¿O Gladiador¿, de Ridley Scott.