Título: Cunhada também é parente
Autor: Alencastro, Catarina; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 23/08/2008, O País, p. 4

Médica tentava manter emprego no gabinete do marido da irmã

Maria Lima

BRASÍLIA. Confiante de que não seria descoberta, uma cunhada do deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA), Rosa, andava toda prosa. Para quem quisesse ouvir, dava gargalhadas e dizia que a decisão do Supremo Tribunal Federal contra o nepotismo não a pegaria. Por não carregar o sobrenome de Bentes, que não é casado no cartório com a irmã dela, Walkyria Prado Mendes, médica requisitada do Ministério da Saúde, contava com a possibilidade de permanecer no cargo de secretária parlamentar.

O bom humor, entretanto, foi substituído pela raiva ao ser procurada pelo GLOBO. Mas continuou negando ser cunhada de Bentes.

- Para provarem que sou cunhada dele vão ter que fazer uma investigação profunda. Não tem nada a ver, não sou irmã da mulher dele não. Como vou ser demitida se o sobrenome dele e dela é um e o meu é outro? - disse para a repórter, negando-se a fornecer seu nome completo:

- Você não é jornalista? Vai ter que investigar. E o cargo que ocupo só diz respeito a mim. Não estou perguntando se você é jornalista, quem te contratou, não tenho que lhe dar satisfação - disse Rosa, batendo o telefone.

O segredo que ela pensou que conseguiria manter, entretanto, caiu na primeira conversa com Bentes: ele admitiu que a médica é sua cunhada. E que teria que demiti-la, além de outros parentes, como a filha Sheila Maria Bentes. O boletim administrativo da Câmara registra ainda a contratação de outros parentes, entre eles Marli Santos Bentes e Felipe Barreiro Bentes.

Rosa não terá a cumplicidade do deputado para se manter acobertada.

- Não tenho como negar o que é público e notório: ela é minha cunhada, portanto é parente. Se não demiti-la, vou ter problema com a Justiça - admitiu Bentes, que é candidato a prefeito de Marabá (PA).