Título: Na reserva, tensa expectativa
Autor: Carvalho, Jailton de; Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 28/08/2008, O País, p. 4

Arrozeiros festejam adiamento

Chico de Gois Enviado especial

PACARAIMA (RR). Com fogos de artifício e ao som da banda Calcinha Preta, que entoava o jingle da campanha à reeleição de Paulo César Quartiero à prefeitura de Pacaraima, os simpatizantes dos arrozeiros festejaram, à noite, a suspensão do julgamento sobre a reserva Raposa Serra do Sol. Para eles, foi quase uma vitória, pois haverá mais tempo para tentar convencer os ministros do STF a votarem contra a demarcação contínua da área.

- Ganhamos mais tempo para mudar o pensamento deles - disse o secretário de Saúde da cidade, Júlio Jordão.

Os indígenas ligados ao Conselho Indígena de Roraima (CIR) não entendiam direito o que se passava. Depois de informados, resignaram-se.

Durante o dia, o que se viu foi uma batalha verbal e de faixas. Líderes indígenas afirmavam que, qualquer que seja o resultado do STF, a intenção é ficar onde estão. Já líderes pró-arrozeiros, que incluem índios simpatizantes dos produtores, deixavam claro que a terra não deve ser apenas dos alinhados ao CIR. Tanto a PF quanto a Força Nacional de Segurança aumentaram o efetivo na área. A Força, que tinha oito policiais na reserva, ontem contava com o apoio de 30 homens da tropa de choque. Outros 30 permaneciam em Pacaraima, onde o prefeito já foi acusado de mandar atacar índios a bala. Um helicóptero sobrevoou a reserva.