Título: Novo cálculo do querosene de aviação
Autor: Krakovics, Fernanda; Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 28/08/2008, Economia, p. 30

O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil Ronaldo Seroa da Motta, disse ontem, no Rio, que o Ministério da Defesa e a Petrobras discutem uma nova fórmula para o reajuste do combustível de aviação. Hoje, o reajuste é feito quinzenalmente e a proposta é que seja dado mais tempo para alterações. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) confirmou que o pleito foi levado ao ministro Nelson Jobim. Ministério da Defesa e a Petrobras não se manifestaram sobre o assunto.

- Seria uma política semelhante a do GLP. Quase todos os setores têm capacidade de conservação de energia. O de aviação não tem tanta capacidade e não tem como trocar combustível. Mas esse subsídio tem que ser temporário - disse Motta.

O juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ªVara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio e responsável pelo processo de recuperação da antiga Varig, concedeu liminar ontem proibindo a venda da Varig México, com base em ação da antiga Varig e de uma petição da Fundação Ruben Berta (FRB). Nas duas manifestações há a informação de que a subsidiária de cargas foi incluída indevidamente na venda da VarigLog à Volo do Brasil, já que é um ativo pertencente à Varig antiga. Os advogados da Volo não se manifestaram.