Título: E a culpa é... do pré-sal
Autor: Duran, Sergio
Fonte: O Globo, 29/08/2008, O País, p. 3

Presidente do DEM e filho de Cesar, Rodrigo Maia recebe Crivella, mas nega fins eleitorais

Sergio Duran

Opresidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, reuniu-se anteontem à noite com o candidato do PRB à prefeitura, senador Marcelo Crivella, num hotel na Barra da Tijuca. Foi o segundo encontro envolvendo líderes do DEM e Crivella, desde o início da disputa pela prefeitura. Ao ser perguntado sobre o encontro, Rodrigo, filho do prefeito Cesar Maia, negou objetivos eleitorais e disse, com irritação:

- Eu queria saber a posição dele (Crivella) sobre o pré-sal, entre outros assuntos genéricos.

Crivella, por sua vez, disse ter sido um encontro casual, um "cumprimento de parlamentares". Fontes afirmam, porém, que a conversa teria durado mais de uma hora.

Segundo a última pesquisa Datafolha, Crivella já não lidera a disputa com folga, e está tecnicamente empatado com o segundo colocado, o candidato do PMDB, Eduardo Paes, a quem Cesar Maia faz oposição em seu ex-blog e na campanha eleitoral. Na mesma pesquisa, Solange Amaral, candidata do DEM e de Cesar, é a quinta colocada.

Embora Rodrigo e Crivella neguem ter conversado sobre a disputa eleitoral no Rio, o encontro é visto com preocupação pela base do partido de Cesar Maia. Há candidatos a vereador que dizem já ter percebido um suposto pacto de não-agressão entre Solange e Crivella.

Uma conseqüência do pacto seria a ausência de críticas entre Crivella e Solange e uma expectativa de apoio no segundo turno. Na última semana, Solange e Cesar centraram fogo no governador Sérgio Cabral, que apóia Paes. As críticas atingiram, primeiramente, a política de segurança do estado e, em seguida, os contratos firmados pelo governo Cabral com cooperativas para a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Um deputado do DEM diz que a orientação do prefeito é a de manter a briga com Paes até o fim do primeiro turno, o que inviabilizaria uma aliança com o PMDB depois. Os candidatos do DEM, diz ele, porém, estão preocupados porque não aceitariam apoiar Crivella por este ser ligado à Igreja Universal.

Rodrigo Maia disse que o DEM está atento aos eleitores potenciais de Crivella, mas também aos de outros candidatos que possam ficar fora do segundo turno e, ao mesmo tempo, aprovam a administração de Cesar Maia. Nas pesquisas internas do DEM, cerca de 15% do eleitorado de cada um dos adversários de Solange têm uma avaliação positiva da atual gestão municipal, disse.

- Caso Crivella não vá ao segundo turno, os eleitores dele têm uma convergência de perfil com os de Solange, por estarem em comunidades que receberam intervenções da prefeitura nos últimos anos. Ela vai atrás dos eleitores que hoje não a apóiam, mas aprovam o governo. Isso não quer dizer que vamos em busca de apoio do candidato, mas de seus eleitores - disse o presidente do DEM.

No primeiro encontro em abril, Cesar Maia disse ter sido convidado para uma reunião, também na Barra, com Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, e o então pré-candidato Marcelo Crivella. Na ocasião foram discutidas possíveis alianças na disputa pela prefeitura.

- O Crivella não é mau-caráter; ele tem coerência. Mas eu disse ao Macedo que não tinha chance de apoiá-lo em turno algum. Como ele vai dizer que não tem nada a ver com a Record? A presença dele é uma interferência nos meios de comunicação. A população estaria elegendo a Igreja Universal do Reino de Deus - afirmou Cesar, à época.

Crivella, ao contrário, disse que o encontro teria sido convocado pelo prefeito. O senador, por sua vez, negou o teor das conversas, afirmando que o prefeito teria criado fantasias:

- É verdade que houve a reunião, mas o resto é fantasia. O encontro aconteceu a pedido dele, que queria conversar com o bispo Edir Macedo. Encarei isso com a maior naturalidade. Muita gente me pede isso - declarou Crivella depois daquela primeira reunião.

Cesar: Crivella não vai ao 2º turno

Cesar Maia disse que soube, pelo filho, do encontro de anteontem, reafirmando que os assuntos se limitaram a temas do Congresso. Ele negou qualquer cautela nas críticas feitas ao senador ao lembrar ataques feitos em seu ex-blog, no qual chamou o senador de "Cri-Cri" e afirmou que Crivella não sabe fazer as contas que propõe. Para o prefeito, as críticas ao governo estadual são feitas pelo DEM. Solange, afirmou, as faz "eventualmente, pois a prioridade é mostrar o que fez e fará". Cesar reafirmou que nunca estará contra a Igreja Católica e que não há hipótese de Crivella chegar ao segundo turno:

- Não há hipótese de ele ir para o segundo turno. É o que nossas pesquisas demonstram. Solange é barbada. Portanto, especular com segundo turno sem Solange é diletantismo. A candidata do prefeito nunca terá menos que 20% - afirmou Cesar Maia.