Título: Composição que atenda os dois lados
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 24/05/2009, Política, p. 8

Além de se encontrar com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), o ex-governador Joaquim Roriz conversou com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), seu antigo aliado. E ainda pretende tratar da intervenção nacional no partido com a deputada Íris de Araújo (PMDB-GO), que comanda a legenda nacionalmente. Roriz disse ao Correio que sua intenção é avisar à cúpula do partido que o deputado Tadeu Filippelli (PMDB-DF), seu discípulo, tomou caminho próprio e adotou postura favorável ao projeto político do governador José Roberto Arruda (DEM). ¿Estou avisando que o Tadeu fez uma aliança com o Arruda, que é do DEM, partido que faz oposição ao governo federal¿, disse Roriz.

Quatro vezes governador do Distrito Federal, Roriz ressaltou que muitos peemedebistas entraram no partido pela sua mão e agora o diretório nacional terá de decidir de que lado está. ¿Eles (o diretório nacional) que terão de dizer (com quem estão). Espero que me entreguem o partido¿, afirmou Roriz. O ex-governador e ex-senador disse que não é hora de falar em candidaturas, por conta das regras previstas na legislação eleitoral. ¿Mas não posso deixar de participar porque essa é a minha vocação. Agora, o futuro só a Deus pertence¿, acrescentou.

O deputado Laerte Bessa (PMDB-DF) intermediou e participou do encontro de Roriz com Temer, na residência oficial do presidente da Câmara, na última segunda-feira. Ele conta que, na conversa, Temer falou numa ¿composição¿ que atenda aos interesses de Filippelli e de Roriz. A fórmula, no entanto, não foi definida. ¿O Temer, como bom peemedebista, vai tentar fazer um acordo entre os dois¿, afirma Bessa. Aliado de Roriz, o ex-diretor-geral da Polícia Civil do DF critica Filippelli: ¿Ele não pode tomar decisões unilateralmente que apenas o beneficiem. Precisa pensar no partido como um todo¿. (AMC)