Título: Temer descarta ajuda a Roriz
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 24/05/2009, Política, p. 8

Ex-governador do DF quer tirar do deputado Tadeu Filippelli o poder de definir os rumos do PMDB no pleito do próximo ano. Ele esteve com o presidente da Câmara e com José Sarney para pedir apoio

Oex-governador Joaquim Roriz (PMDB) procurou o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), na semana passada, para uma sondagem sobre a possibilidade de haver uma intervenção no partido que garanta a sua candidatura ao Governo do Distrito Federal. Aliado do deputado federal Tadeu Filippelli, que preside o partido no DF, Temer deixou claro que não vai se envolver na disputa interna da legenda. Ele sempre teve boa relação com Roriz, mas não pretende tomar partido. ¿Não é o estilo do PMDB, nem o meu, fazer intervenção¿, disse Temer ao Correio.

Temer está licenciado da presidência do PMDB, mas ainda tem força na executiva nacional. Roriz tem buscado aliados na direção do partido porque começa a perceber que terá dificuldades no diretório regional para escolher seu caminho em 2010. Filippelli já não esconde de ninguém a boa relação que mantém com o governador José Roberto Arruda (DEM), conforme ele demonstrou em entrevista ao Correio na semana passada, quando apostou numa aliança entre DEM, PSDB e PMDB nas próximas eleições. Presidente do PMDB-DF, Filippelli comanda a Novacap, braço das obras do GDF, e se transformou num interlocutor privilegiado de Arruda.

Foi dele, por exemplo, a autoria de uma emenda na medida provisória que cria o Programa Minha Casa, Minha Vida. A proposta que segue agora para o Senado beneficia cerca de 500 mil pessoas porque facilita a regularização de condomínios no Distrito Federal. Trata-se de um palanque e tanto para Filippelli, que, com a ajuda de Arruda, pretende se eleger senador. A inclusão da emenda foi discutida com Arruda, em várias reuniões, com o consultor jurídico do GDF, Eduardo Roriz, e com técnicos da área urbanística. Dois dias antes da votação, Filippelli viajou com Arruda para o Rio de Janeiro, onde participou da apresentação de detalhes do projeto de reforma do Estádio Mané Garrincha para o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. Orçada em R$ 600 milhões, a obra tem como objetivo valorizar Brasília para que seja escolhida como uma das sedes da Copa de 2014 .

Amizade Vice-presidente nacional do PMDB, o ex-governador ainda tem alguns trunfos, como a ótima relação com a atual presidente do partido, a deputada Íris de Araújo (GO), mulher do prefeito de Goiânia, Íris Rezende (PMDB), antigo parceiro de Roriz. Ele também conta com a amizade do presidente do Senado, José Sarney (AP). Mas, na impossibilidade de interferir nas decisões do PMDB-DF, Roriz já começou a conversar com dirigentes partidários em busca de uma alternativa para disputar as eleições. Nessa seara, Arruda também já começou a se movimentar.

Levando em conta a afinidade política que Roriz mantém com o deputado federal Jofran Frejat, presidente do PR-DF, Arruda começou a costurar por cima, com o ex-presidente do partido, Valdemar Costa Neto (SP), uma mudança na atual estrutura de deliberações no partido. Por conta disso, Frejat afirma que não tem como garantir a ninguém o ingresso na sigla. ¿Essas decisões são tomadas com a anuência da direção nacional. Nem que eu quisesse, conseguiria apresentar qualquer proposta de filiação a Roriz¿, afirma Frejat.