Título: Juca reivindica recursos do pré-sal para cultura
Autor: Damé, Luiza ; Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 29/08/2008, O país, p. 16

Lula comete gafe ao prever que vai demorar "para o Brasil ter uma pessoa da qualidade de Gil" no ministério Legenda da foto: GIL É abraçado por Lula: presidente fez elogios rasgados ao ex-ministro

Luiza Damé e Catarina Alencastro

BRASÍLIA. Efetivado ontem como ministro da Cultura em solenidade no Palácio do Planalto, Juca Ferreira defendeu a destinação de 1% dos recursos da exploração do petróleo existente no pré-sal para a área cultural. A intenção do ministro é aumentar o orçamento da Cultura, de R$665,9 milhões em 2008, para atingir 1% do total de gastos dos ministérios. Ferreira foi o segundo ministro a reivindicar recursos do pré-sal nos últimos dias. O primeiro foi Nelson Jobim, da Defesa, que propôs usar o dinheiro para comprar um submarino nuclear.

Lula aconselhou o novo ministro a não brigar por Orçamento com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e a seguir o exemplo de José Múcio Monteiro, das Relações Institucionais, que negocia a liberação de emendas parlamentares.

- Eu acho que 1% do pré-sal deve ser para cultura, porque cultura é um patrimônio, uma necessidade fundamental no novo ciclo de desenvolvimento do Brasil - disse Juca, que assumiu no lugar de Gilberto Gil.

Lula: elogios a Gil e gafes com o novo ministro

Lula disse que escolheu Juca para garantir a continuidade do trabalho. De tanto elogiar Gil, Lula cometeu gafes com o novo ministro, afirmando que ele não vai ocupar mais espaço na televisão que seu antecessor:

- Eu não sei quanto tempo vai levar para o Brasil ter uma pessoa da qualidade do Gil no Ministério da Cultura - afirmou o presidente, dizendo-se disposto a fazer qualquer concessão para que Gil volte ao governo.

- Foi uma generosidade do presidente - disse Gil.

Lula disse que, ao convidar Gil para o governo, pensou estar "juntando a fome com a vontade de comer", porque o cantor é filiado ao PV. Mas o PV não referendou o nome de Gil e, agora, dificultou a nomeação de Juca:

- Para minha surpresa, o Gil não era militante do PV coisa nenhuma, era um grande artista e ambientalista. E o PV passou a gostar dele como nós. Aí eu falei: o Gil não precisa representar nenhum partido político.

Lula disse que, se Juca Ferreira implementar o programa Mais Cultura, que prevê um investimento no setor de R$4,7 bilhões até 2010, seu governo vai fazer em oito anos o que não foi feito pela cultura em 80 anos.

- Quando o Gil viajava, o ministério continuava com vigor total, até na greve. Juca tem a visão das necessidades culturais deste país. Não tinha sentido eu colocar alguém novo para gerar nova disputa - disse Lula.

Gil agradeceu a oportunidade de participar do governo:

- O crescimento humano que me foi proporcionado nesses cinco anos e meio no ministério é algo que só as memórias vão dar conta - disse.

Na solenidade, estavam líderes indígenas e representantes de teatro, cinema, televisão e até ciganos, artistas circenses e baianas.

- Nossa marca principal é diálogo, diálogo, diálogo - disse Juca.