Título: SP já se mobiliza e cria comissão de estudo
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 29/08/2008, Economia, p. 27

Serra: falta de informação precisa sobre pré-sal não permite tomar decisões

SÃO PAULO. O governo de São Paulo criou uma comissão para estudar como o estado vai se posicionar nas discussões sobre a reserva do pré-sal. A comissão é liderada pelo secretário de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna.

- Estamos estudando o tema para, no momento oportuno, pronunciarmo-nos com responsabilidade. Senão vai ser mais um elemento de confusão - disse o governador José Serra (PSDB).

Segundo ele, a possível arrecadação de royalties com o petróleo do pré-sal ainda não está na perspectiva do governo a curto prazo. Para Serra, a falta de informações técnicas sobre o assunto ainda não permite a tomada de posições concretas:

- São Paulo não tem uma decisão (sobre os royalties). E é um assunto que não nos afeta a curto prazo. Se alguém disser hoje que entende tudo, é porque não está entendendo nada sobre o pré-sal.

Serra disse também que o governo estuda o aumento da alíquota do ICMS para empresas que exploram a cana-de-açúcar no estado. Segundo ele, a alíquota em São Paulo é de 12%, enquanto outros estados cobram 25%:

- Tem um gasto tremendo em estradas vicinais, por exemplo, porque um caminhão de cana pesa três vezes mais do que um normal. (Ricardo Galhardo)