Título: Lula diz que reservas do pré-sal são 'bilhete premiado' e exalta Petrobras
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 29/08/2008, Economia, p. 28

Segundo ele, novos campos descobertos são "passaporte para o futuro"

Eliane Oliveira, Henrique Gomes Batista e Gustavo Paul

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou alguns recados relativos às reservas do pré-sal, durante sua apresentação na reunião de ontem do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Lula afirmou que, embora o pré-sal seja um "bilhete premiado", isso não dá direito ao governo de gastar por conta das receitas que ainda estão por vir. E, em meio às especulações de que a Petrobras poderá sair perdendo no futuro, com a exploração das reservas, o presidente fez elogios à estatal, deixando claro que, se não fosse a empresa, a descoberta não teria acontecido:

- Há desafios e não podemos nos dar ao luxo de perder essa riqueza. Não é porque tiramos o bilhete premiado que vamos sair por aí gastando o que não temos ainda. O principal destino dessa riqueza deve ser para a educação e o combate à miséria. O pré-sal é um passaporte para o futuro.

Para dissipar dúvidas a respeito do processo em curso, Lula disse que a Petrobras se beneficiará da exploração do petróleo da camada pré-sal, chamando a estatal de "nossa querida Petrobras". Ele lembrou que a empresa foi criada em 1953 "sob críticas de alguns e aplausos de muitos".

- Meus companheiros, minhas companheiras, a tudo isso (notícias positivas da economia) vêm se somar as recentes descobertas do petróleo e gás do pré-sal feitas pela nossa querida Petrobras. Empresa que, após levar mais de 50 anos para conquistar a auto-suficiência, fez a descoberta das enormes jazidas do pré-sal que tornarão ainda mais importante sua posição no cenário mundial - disse Lula, reafirmando, porém, uma diretriz da comissão interministerial, a de que as reservas têm dono, a União.

O presidente também destacou que o país quer fortalecer a indústria nacional, para que o Brasil se torne um exportador de derivados e petróleo de alta qualidade, não apenas óleo cru.

Apresentação do modelo de exploração é adiada

Ele assegurou que tudo o que for realizado no setor será com respeito à natureza. No entanto, disse que o meio ambiente não será tratado como um santuário "que tem que ser intocado, enquanto homens e mulheres sobrevivem na pobreza".

As propostas finais da comissão interministerial encarregada do assunto serão apresentadas no fim de setembro, informou Lula. Isso significa que não será mais no dia 19, como se previa anteriormente. O presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, disse que a comissão interministerial responsável pela elaboração de um relatório adiou em duas semanas a entrega desse material ao presidente Lula.

O adiamento do prazo de entrega é uma proposta do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, mas coube à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, falar sobre o tema ontem:

- Nós esperamos cumprir o prazo, está tudo em andamento. Quando concluirmos o estudo, vamos divulgá-lo para a sociedade.