Título: Padrões de qualidade
Autor: Oliveto, Paloma
Fonte: Correio Braziliense, 24/05/2009, Brasil, p. 14

O Ministério da Educação, em parceria com organizações da sociedade civil, preparou um guia para orientar as escolas de ensino infantil a melhorar a qualidade das instituições. De acordo com o documento, ¿as definições de qualidade dependem de muitos fatores: os valores nos quais as pessoas acreditam; as tradições de uma determinada cultura; os conhecimentos científicos sobre como as crianças aprendem e se desenvolvem; o contexto histórico, social e econômico no qual a escola se insere¿.

Os Indicadores de qualidade da educação infantil propõem que as escolas se autoavaliem, levando em consideração sete dimensões de análise: planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens (formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar); interações (espaço coletivo de convivência e respeito); promoção da saúde; qualidade e condições dos espaços, materiais e mobiliários; formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Envolvimento O documento ressalta a importância do envolvimento da comunidade na avaliação da qualidade do ensino infantil. ¿A mobilização da comunidade para participar da avaliação é o primeiro ponto importante no uso dos indicadores. Quanto mais pessoas dos diversos segmentos da comunidade se envolverem em ações para a melhoria da qualidade da instituição de educação infantil, maiores serão os ganhos para as crianças, para a sociedade e para a educação brasileira¿, diz.

Os indicadores foram desenvolvidos com a participação de um grupo técnico, composto por representantes de entidades, fóruns, conselhos, professores, gestores, especialistas e pesquisadores da área, que se reuniu ao longo de um ano para elaborar a primeira versão, alterada depois de oito seminários regionais. Depois de incorporadas as sugestões, o documento foi testado em instituições de educação infantil, públicas e privadas de nove unidades da Federação. (PO)