Título: Lula: recursos do petróleo pagarão dívida educacional
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 30/08/2008, Economia, p. 39

Para presidente, outra parte dos ganhos será usada para resolver pobreza crônica do país

Ricardo Galhardo

SÃO PAULO. Depois de anunciar que parte do dinheiro da recém-descoberta reserva de petróleo conhecida como pré-sal será destinada à educação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, na inauguração do bloco B da Universidade Federal do ABC, em Santo André, que recursos provenientes da jazida serão desviados para eliminar a "pobreza crônica" do país.

- Parte desse dinheiro do pré-sal nós vamos pegar para resolver dois problemas que são dívidas históricas do Brasil. Parte desse dinheiro vamos usar para resolver o problema da dívida educacional que temos neste país. E outra parte é para a gente resolver o problema da pobreza crônica que foi criada neste país durante tantos séculos e séculos - disse Lula, ontem à tarde.

Segundo o presidente, quatro refinarias estão sendo construídas pelo governo para que o Brasil deixe de exportar óleo cru e passe a vender derivados do petróleo, com maior valor agregado.

- O pré-sal que nós descobrimos, essa nova jazida de petróleo que coloca o Brasil entre os países com maior reserva de petróleo do mundo, podem estar certos que é muita coisa e que a gente está bem situado, o Brasil não vai ficar exportando óleo cru, vamos exportar derivados de petróleo - garantiu o presidente.

Ministro da educação pede dinheiro do pré-sal

Durante o evento, Lula tratou o pré-sal como a tábua de salvação para diversos problemas do país.

- Agora temos condições de arrumar a casa, e a casa está sendo arrumada - disse o presidente.

Pouco antes do discurso de Lula, o ministro da Educação, Fernando Haddad, pediu publicamente ao presidente que parte do dinheiro do pré-sal seja destinada à educação.

- Nós, como o senhor (Lula), queremos mais, muito mais. Queremos nossa cota no pré-sal para alavancar a educação - disse.