Título: Paes cresce 7 pontos, Crivella cai 4, e pesquisa mostra empate técnico
Autor:
Fonte: O Globo, 31/08/2008, O País, p. 15
O candidato do PMDB a prefeito do Rio, Eduardo Paes, subiu sete pontos e, com 19% das intenções de voto, está tecnicamente empatado com Marcelo Crivella (PRB), que perdeu quatro pontos e tem hoje 24%, segundo a última pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". A margem de erro da pesquisa - que ouviu 1.001. eleitores entre 26 e 28 de agosto - é de três pontos para mais ou para menos.
A candidata Jandira Feghali (PCdoB) permanece em terceiro lugar, com 10%, um ponto a menos do que a consulta anterior, feita em 14 de agosto. Fernando Gabeira (PV) e Solange Amaral (DEM) surgem em seguida, empatados com 5%. Chico Alencar (PSOL), que tinha 4% na pesquisa anterior, caiu para 2%; e Alessandro Molon (PT) subiu de 1% para 2%.
Entre os entrevistados, 17% responderam que não sabem em quem votar, enquanto 13% disseram que votarão nulo ou em branco. Filipe Pereira (PSC) e Paulo Ramos (PDT) aparecem com 1% cada. Os demais candidatos - Eduardo Serra (PCB), Antonio Carlos (PCO) e Vinicius Cordeiro (PTdoB) - não pontuaram.
A ascensão de Paes também é verificada na simulação para o segundo turno. Caso disputasse contra Crivella, o peemedebista venceria por 36% a 33%. Se a adversária de Paes fosse Jandira, a vitória do peemedebista seria ainda maior, por 39% a 26%. Crivella ganharia de Jandira, se a disputa hoje fosse entre os dois, por 36% a 32%. A pesquisa do Ibope foi registrada na 228ª Zona Eleitoral com o número 24/08.