Título: Lula se diz 'prazerosamente feliz' com apoio
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 01/09/2008, O País, p. 05

SÃO PAULO. Ao encerrar ontem a série de quatro comícios no fim de semana em São Paulo e no ABC, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou-se "prazerosamente feliz" com as pesquisas que indicam o aumento da sua credibilidade como padrinho político em seu berço eleitoral. No palanque de Santo André, afirmou que seus companheiros foram "crucificados" e atribuiu o escândalo do mensalão a "infâmias e leviandades".

- Não sou de comentar pesquisas antes ou depois das eleições. Nem boa, nem ruim. Mas hoje estou prazerosamente feliz. Depois de apanhar cinco anos, vejo na própria imprensa que me bate uma manchete do sucesso, da credibilidade do governo - discursou no comício de Vanderlei Siraque (PT), líder nas pesquisas em Santo André.

Segundo pesquisas publicadas ontem na "Folha de S. Paulo" (Datafolha) e "O Estado de S.Paulo" junto com a TV Globo (Ibope), Lula é quem mais influencia o voto dos paulistanos. O Ibope mostra que o apoio de Lula levaria 31% dos eleitores a votarem em um candidato.

Ao lado de d. Marisa e sem petistas do ABC envolvidos no escândalo do mensalão, Lula falou das dificuldades desde o seu primeiro ano. Disse que em 2003 foi como chegar com mudança e crianças numa casa desarrumada, no fim da noite.

- Em 2004 as coisas começaram a melhorar. A economia cresceu 5,8%. Mas em 2005 veio a guerra contra o PT. Vocês sabem o que nós passamos. Sabem as infâmias, as leviandades, até acusaram o PT de ter matado o Celso Daniel. Vocês sabem quantos companheiros nossos foram crucificados.

E acrescentou:

- A única coisa que a gente pode fazer em época de crise é ter paciência. Deus deve estar olhando isso, e provavelmente é uma provação de Deus. Porque eu olhava do lado de lá e pensava: quem é que está nos acusando? Não era ninguém melhor que nós, ninguém do povo. Era a oligarquia política deste país, que governava há 500 anos.