Título: Setores mais prejudicados
Autor: Simão, Edna
Fonte: Correio Braziliense, 24/05/2009, Economia, p. 24

Os calotes nos empréstimos ¿ atrasos superiores a 90 dias ¿ para a compra de veículos e de bens como geladeira, fogão e máquina de lavar dispararam nos últimos meses, segundo dados do Banco Central (BC). No caso de financiamento de carros, a inadimplência atingiu patamar recorde, ou seja, o nível mais alto desde junho de 2000, quando a autoridade monetária começou a acompanhar o número. A taxa foi de 5,07% em março.

Para agravar ainda mais o cenário, o calote em outros bens, apesar de não ser o mais elevado da história, é três vezes maior do que o crédito para aquisição de carro. A inadimplência dos empréstimos para compra de geladeira, fogão e máquina de lavar chegou a 14,24%, o maior valor verificado desde maio de 2002 (14,40%). Isso ocorre por conta da expectativa de aumento do desemprego.

Crédito Mesmo assim, as montadoras continuam apostando alto no mercado brasileiro. Esse é o caso da Nissan. O presidente da empresa no Brasil, Thomas Besson, acredita que, com a volta gradual do crédito, o aumento das vendas será expressivo no segundo semestre, mesmo se subir o número de desempregados. ¿O Brasil é um dos países com condições de ser um dos primeiros a sair da crise econômica mundial¿, ressalta. A montadora vai priorizar os mercados emergentes como Brasil, Índia e China. Isso porque, nos emergentes, a média é de um carro para oito habitantes. Já nos países desenvolvidos, a média é de um veículo para um ou, no máximo, dois habitantes. Ou seja, há muito espaço para crescer.

Uma modalidade em que a inadimplência também preocupa é a do cartão de crédito. Desde dezembro, os calotes representam mais de 27% das operações. Para piorar, ainda é uma das operações mais caras, ao lado do cheque especial. O assunto já está sendo avaliado pelo governo e discutido com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões (Abecs). (ES)