Título: Lula afirma que petróleo encontrado no país 'não é de nenhum estado'
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 01/09/2008, Economia, p. 16

SANTO ANDRÉ. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, durante comício do também petista Vanderlei Siraque, em Santo André, no ABC Paulista, que o petróleo encontrado no país "não é de nenhum estado", em referência à disputa dos governadores pelos royalties a serem arrecadados com as recentes descobertas da camada pré-sal. Segundo Lula, essas reservas estão a 300 quilômetros da costa, e não nos estados. O presidente reafirmou que pretende criar um fundo com duas destinações nacionais prioritárias: o combate à pobreza e a melhoria da qualidade da educação pública, desde as creches até as universidades.

- Esse petróleo não é de nenhum estado, já que as reservas estão a 300 quilômetros da costa - disse Lula

Em junho deste ano, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), líder do partido na Casa, apresentou projeto de lei que modifica os critérios de delimitação geográfica para a concessão de royalties, desencadeando uma briga entre os estados pelos recursos do petróleo.

- Acho que Deus resolveu morar no Brasil. Ele toma conta do mundo inteiro, mas agora acho que ele resolveu fincar o pé aqui. Porque a Petrobras anunciou ao Brasil uma descoberta de petróleo na camada pré-sal.

O presidente reafirmou que o Brasil não exportará o petróleo extraído em estado bruto.

- Já disse aos ministros que estão me apresentando uma proposta de mudança da Lei do Petróleo. Não vamos exportar petróleo cru. Vamos construir uma refinaria lá no Maranhão para produzir gasolina premium e outra em Fortaleza para refinar gasolina e óleo diesel.

O presidente disse que o Brasil tem tecnologia própria para explorar petróleo a 7 mil metros de profundidade, distância a que estão as reservas do pré-sal. Ele estará em Vitória amanhã, para a cerimônia de extração do primeiro óleo do pré-sal, e visitará a plataforma P-34, no campo de Jubarte, na Bacia de Campos.

Lula: é preciso "soltar e apertar a corda" da economia

Lula também aproveitou sua participação no comício de Siraque, em Santo André, para fazer balanços positivos da economia. Para ele, o país vive a melhor fase dos últimos 40 anos, apesar de não esconder sua preocupação com a inflação:

- É preciso ficar com uma corda soltando, e a outra apertando (a economia), porque a inflação é a pior desgraça na vida de um trabalhador. Eu já vivi aqui, na década de 80, inflação de 40% ao mês. A gente fazia economia colocando coisas embaixo da pia. Esse tempo acabou. A economia está melhorando e vai melhorar mais.