Título: No Senado, mais 3 parentes demitidos
Autor: Lima, Maria; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 02/09/2008, O País, p. 5

BRASÍLIA. A diretoria geral do Senado recebeu ontem ofício de exoneração de mais três parentes empregados por senadores. Além da publicação da demissão do sobrinho do presidente Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), ficaram desempregados um genro do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-PI), um sobrinho de Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e uma sobrinha de Jaime Campos (DEM-MT). Hoje, o boletim administrativo do Senado deve publicar as demissões de mais seis sobrinhos de senadores: todos do primeiro-secretário Efraim de Morais (DEM-PB), contratados por ele sem concurso público.

"Ela que pediu para sair", diz senador sobre sobrinha

O senador Jaime Campos demitiu a sobrinha Silvia Renata Pinto de Campos, funcionária do Congresso que estava à disposição do seu gabinete, com gratificação:

- Ela era funcionária há oito, dez anos. Trabalhou em várias lideranças. Tem a lei agora, tem que cumprir. Ela que pediu para sair.

O senador Valadares demitiu o genro, Paulo Henrique Sobral dos Santos. Cafeteira, o sobrinho Alfredo Pereira Alvarez. O Boletim Administrativo do Pessoal do Senado já publicou a exoneração de Carlos Eduardo Alves Emerenciano do cargo de assessor técnico do gabinete de Garibaldi Alves. Emerenciano é sobrinho de Garibaldi, um dos primeiros a tomar iniciativa de exonerar parentes. O presidente espera agora ser seguido pelos demais acusados de nepotismo.

- Vamos aguardar que senadores tomem essa iniciativa, se for o caso, para não gerar o constrangimento de recebermos denúncias de que senadores estão ainda com seus parentes - afirmou Garibaldi.

A decisão de demitir o assessor foi anunciada por Garibaldi logo após ele ter recebido a notícia de que o Supremo Tribunal Federal havia decidido editar uma súmula, com efeito vinculante, proibindo o nepotismo nos três poderes. A norma passou a valer na última sexta-feira, quando foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) aguarda orientação da Mesa e ainda se poderá ter prazo de 90 dias, como teve o Judiciário, para demitir seus parentes.

Câmara prepara nota técnica sobre a súmula do STF

Na Câmara não foram registradas demissões de parentes ontem. Os dados disponibilizados pela assessoria de imprensa são do último boletim, divulgado dia 25. A Diretoria Geral da Casa prepara nota técnica, para explicar a súmula do STF. A nota será entregue hoje ao presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP), que a discutirá na reunião de líderes. Será repassada a todos os deputados para que tomem as providências para desligar os parentes não concursados.

Os senadores Epitácio Cafeteira e José Carlos Valadares foram procurados, mas não retornaram as ligações.