Título: Panorama Político
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 03/09/2008, Colunas, p. 2
O fator Jobim
O ministro Nelson Jobim teve participação decisiva na decisão do presidente Lula de afastar toda a cúpula da Abin. Ele deu apoio ao presidente do STF, Gilmar Mendes, que pediu providências enérgicas do governo. Contando com o assessoramento do setor de inteligência dos comandos militares, Jobim disse na reunião que a Abin tem condições de fazer grampo telefônico, dando suporte às suspeitas dos ministros do STF e de senadores.
De volta ao passado
Quando Jobim propôs que era preciso entregar uma cabeça para acalmar o STF, o ministro Franklin Martins (Comunicação de Governo) lembrou o caso Sivam, no governo Fernando Henrique. Na época, Jobim era ministro da Justiça e o irmão do então diretor da Polícia Federal, Vicente Chelotti, grampeou o chefe de cerimonial do Palácio do Planalto, gravando conversas do presidente Fernando Henrique. Franklin lembrou que, naquele caso, Jobim não afastou Chelotti.
A oposição foi revogada no Brasil" - Sérgio Guerra, constatando que não há ataques nem ao presidente Lula nem a governadores, como Aécio Neves (MG)
TOMANDO GOSTO. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) vestiu a roupa de candidata para 2010. Em jantar de apoio à reeleição do prefeito de Vitória, João Coser (PT), segunda-feira, ela discursou por quase uma hora sobre desenvolvimento e pediu votos para ele. Coser agradeceu e disse que tinha a expectativa de retribuir com outro jantar, no futuro, para pedir votos para ela. Foi a deixa para a militância do PT gritar: "Dilma presidente!".
Calhambeque bi bi
Na passagem pelos EUA, para participar da convenção do Partido Democrata, o líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), realizou um sonho de juventude. Ele alugou um Cadillac. Diz que o preço estava em conta, US$54 a diária.
No país dos grampos
O diretor de Polícia do Senado, Pedro Ricardo Carvalho, afirma ser "praticamente impossível" grampear os telefones fixos do Senado porque são PABX, ou seja, há vários troncos. Conta que a central telefônica fica em uma sala-cofre e os aparelhos telefônicos não aceitam escutas. Ele negou que o Senado possua um aparelho de escuta telefônica. A Casa possui um Oscor, equipamento de varredura, para descobrir grampos.
Pulando fora
No vôo para Brasília, sugeriram ao presidente Lula que criticasse Eduardo Paes (PMDB), candidato à prefeitura do Rio, por causa da CPI dos Correios. "Quem tem que fazer isso é o (Alessandro) Molon. Eu não posso falar nada", disse ele.
Um cinturão de proteção
Para sobreviver em condições desfavoráveis, o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), articulou a candidatura de Micarla de Sousa (PV) à prefeitura de Natal. Ela lidera as pesquisas e, para tentar embalar a candidatura de Fátima Bezerra (PT), a governadora Vilma Faria (PSB) e o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB), querem engajar o presidente Lula. Na posse do ministro da Cultura, Juca Ferreira, o líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), pediu que o presidente não entrasse na campanha. Ocorre que Agripino organizou uma candidatura que tem na vice o PP e na coligação, o PTB e o PR. O presidente não irá a Natal.
HÁ CONVICÇÃO no governo que a Abin foi além de suas atribuições na Operação Satiagraha, da Polícia Federal. E que isso fragilizou a agência quando eclodiu a crise do grampo.
NA REUNIÃO no Planalto, o presidente do STF, Gilmar Mendes, também acusou a Polícia Federal de pressionar juízes para obter autorização de grampos.
FREGUÊS. O novo ministro da Cultura, Juca Ferreira, tem ido à Câmara só para almoçar no restaurante natural, um estabelecimento popular a quilo.
ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes
E-mail para esta coluna: panoramapolitico@oglobo.com.br