Título: Funcionário de carreira assume Abin
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 03/09/2008, O País, p. 3

BRASÍLIA. O substituto do delegado Paulo Lacerda na direção geral da Abin será o atual secretário de Administração do órgão, Wilson Roberto Trezza. Funcionário de carreira da Abin, Trezza era considerado o terceiro na hierarquia, embora seja da área administrativa. Ontem, o governo informou que entre os afastados anteontem está o delegado Renato da Porciúncula, ex-diretor de Inteligência da Polícia Federal, que ocupava o cargo de assessor especial de Lacerda na Abin. No total, o presidente Lula determinou o afastamento de quatro integrantes da cúpula.

O afastamento de Lacerda e Porciúncula foi sugerido a Lula pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, em reunião no Planalto com parlamentares, segunda-feira. Lula, que achava a medida precipitada, mudou de idéia diante da pressão política. Lacerda e os demais dirigentes afastados deverão trabalhar, a partir de hoje, no Gabinete de Segurança Institucional.

Lacerda espera voltar ao comando da Abin em dois meses. Até lá ele acredita que a PF e a Corregedoria da Abin já terão esclarecido a origem das escutas ilegais. Depois de conversas com dirigentes da Abin, Lacerda reafirmou que não há a mínima possibilidade de envolvimento de setores da instituição no grampo.

- Só se fosse um louco, que trabalhava para fora - disse Lacerda.

Ele supõe que as escutas tenham partido de pessoas interessadas em atrapalhar os desdobramentos da Operação Satiagraha.